Foto: Acervo da Pastoral da Criança
De barriga para cima é a maneira correta e mais segura dos bebês dormirem no primeiro ano de vida. Segundo os estudos do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e campanhas divulgadas nos Estados Unidos e Europa, o simples fato de colocar o bebê nessa posição pode reduzir em mais de 70% o risco de morte súbita.
Pensando nisso, a Pastoral da Criança lançou em 22 de junho de 2009, a campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro”, o primeiro passo para adotar as novas diretrizes de sono infantil no Brasil.
A Revista da Pastoral da Criança entrevistou o Dr. José Maria de A. Lopes, presidente do Departamento de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
É verdade que dormir de barriga para cima é mais seguro para os bebês?
Sim. A recomendação em todos os países do mundo é de que a criança, até pelo menos os 6 meses de idade, durma em posição supina, com a barriga para cima. Muitos bebês ainda não desenvolveram os sistemas de controle respiratórios e/ou não têm maturidade para controlar esses sistemas, ficando vulneráveis à sufocação. Dessa forma, é recomendável que se coloque o bebê para dormir em colchão firme, sem muitas cobertas e travesseiros e com a barriga para cima.
Dra. Zilda
“Foram feitas pesquisas que demonstraram que a morte súbita acontece muito mais em crianças que estão viradas de lado ou de bruços, do que em crianças que estão de barriga pra cima. Agora, eu queria alertar o seguinte: tem que sempre fazer a criança arrotar. Algumas crianças demoram para arrotar, mas tem de ter paciência. Deixe a criança de pezinho, com a cabecinha por cima do ombro até arrotar. Depois que arrotou, você pode colocar ela na cama de barriga para cima. Sempre de barriga para cima”.
Papa Francisco
“Quando o mundo dorme no conforto e no egoísmo, a missão cristã é ajudá-lo a acordar”.
Colocando o bebê para dormir de barriga para cima, ele não pode se afogar com o próprio vômito?
Ainda que a posição de barriga para cima seja pior para refluxo e/ou vômitos, a possibilidade deste tipo de evento levar ao óbito é muito menor que em um bebê deitado de bruços, que pode acabar se sufocando e ficando sem reação.
Que outras orientações são importantes para tornar o sono do bebê mais seguro?
O bebê deve estar em um ambiente limpo, arejado, de fácil acesso, com poucos ruídos, sem outras crianças no mesmo berço ou cama, e que possa ser vigiado com facilidade.
Ainda existe muita resistência por parte das famílias e dos próprios médicos em relação à posição correta para o bebê dormir? Como lidar com esses casos?
Creio que a grande maioria dos médicos e pediatras já se convenceu que estas atitudes salvam vidas. Com a adoção da campanha “Back to Sleep” em muitos países do mundo, a taxa de óbito por morte súbita caiu drasticamente. Não existe melhor argumento que este. Campanhas de divulgação nas Sociedades Médicas e a população em geral são as armas que temos para combater este problema tão grave e evitável na maioria dos casos.
Depois da amamentação, é preciso esperar que o bebê arrote antes de colocá-lo para dormir?
Sim. É sempre recomendável colocar o bebê para arrotar antes de deitar.
Texto publicado na 9ª edição da Revista Pastoral da Criança.
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
Por meio das visitas domiciliares e encontros com as famílias, os líderes voluntários da Pastoral da Criança orientam as mães, os pais e os avós sobre a melhor posição para os bebês dormir: de barriga para cima! Junto a comunidade, nossos voluntários divulgam a campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro”, promovida pela Pastoral da Criança, em postos de saúde, maternidades e nos conselhos comunitários.