jornada mundial dos pobres lideres visitando comunidade

Foto:  Acervo da Pastoral da Criança

Em 2009 a Pastoral da Criança lançou a Campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro”, baseada em diversos estudos nacionais e internacionais que mostram que dormir de barriga para cima é a maneira correta e mais segura dos bebês dormirem no primeiro ano de vida.

Segundo os estudos do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e campanhas divulgadas nos Estados Unidos e Europa, o simples fato de colocar o bebê nessa posição pode reduzir em mais de 70% o risco de morte súbita.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria ‘’A síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL) e outras mortes infantis relacionadas ao sono, tais como asfixia acidental e estrangulamento no leito e mortes mal definidas, são coletivamente conhecidas como morte súbita e inesperada e são responsáveis por mais de 4.000 mortes (2018) nos Estados Unidos da América (EUA)’’.
Saiba mais sobre a campanha e o assunto na entrevista com a enfermeira da Pastoral da Criança, Regina Reinaldin.

professora roberta guedes

Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

ENTREVISTA COM: Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

A Pastoral da Criança tem uma Campanha que alerta a sociedade sobre a importância do bebê dormir de barriga para cima. Por que?

As pesquisas mostram que dormir de barriga para cima diminui as chances do bebê morrer por morte súbita. A morte súbita é uma das maiores causas de óbito entre crianças até um ano de idade. Em muitos casos, ela acontece porque o bebê está de lado ou de barriga para baixo, posições incorretas para dormir, pois ele inala o ar menos puro, ou seja, respira parte do ar que deveria ser eliminado. Se você tem medo que dormindo de barriga para cima o bebê possa se afogar com o seu vômito, saiba que os estudos demonstram que a reação natural do bebê é tossir e, com isso, não respira o vômito e ainda chama atenção dos pais.

 

O que causa a morte súbita dos bebês?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1590 - 14/03/2022 - Campanha: Bebês devem dormir de barriga para cima

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Existem causas não preveníveis como a malformação congênita do bebê e existem causas preveníveis: quando a gestante é muito jovem ou muito idosa, o intervalo entre as gestações, o uso de cigarro, álcool e drogas ilícitas, os cuidados errados durante o pré-natal, a falta de crescimento do bebê no útero. E existem ainda as causas ambientais: a falta de amamentação, a posição do bebê dormir de barriga para baixo, o excesso de calor, rostinho coberto com roupas da cama, travesseiros ou protetores de berço, o bebê dormir junto com os pais na mesma cama, entre outras. 

Que outra coisa a família precisa evitar para que não ocorra a morte súbita do bebê?

Não fumar, não deixar o ambiente muito quente, evitar roupas e objetos no berço, como bichos de pelúcia, travesseiros e protetores de berço, escolher um colchão firme, deixar os braços do bebê livres para fora das cobertas. Assim, você evita que ele deslize e fique com a cabeça embaixo das cobertas. Amamente no peito. Ao sugar, a criança desenvolve o sistema respiratório, já que precisa respirar pelo nariz. Em caso de engasgo ou asfixia, chame o socorro pelo número 193 dos bombeiros, ou 192 do SAMU.

 

  Leia a entrevista na íntegra: 1590 - 14/03/2022 - Campanha: Bebês devem dormir de barriga para cima

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”

A Pastoral da Criança tem como objetivo informar a população sobre a importância de colocar os bebês para dormirem de barriga para cima. Cuidar da saúde e bem-estar do bebê é muito importante para manter ele sempre feliz, confortável e saudável.

Dra. Zilda

“Foram feitas pesquisas que demonstraram que a morte súbita acontece muito mais em crianças que estão viradas de lado ou de bruços, do que em crianças que estão de barriga pra cima. Sempre de barriga para cima”.

Papa Francisco

‘’As crianças são o futuro da família humana: cabe a todos nós promover o seu crescimento, saúde e serenidade”.