A campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro” foi lançada pela Pastoral da Criança em 22 de junho de 2009. Desde então, há um esforço para combater os mitos e informar a população sobre os riscos de deixar os bebês dormindo de bruços ou de lado.
O coordenador Augusto Alexandre dos Santos, de Santa Rita (MA) relata que algumas famílias ainda tem receio de deixar o bebê dormir de barriga para cima, com medo que ele se engasgue. “Mas com uma boa conversa as famílias aceitam a orientação”, diz.
“No início, tivemos muita resistência com o assunto, tanto das mães como da liderança, mas agora está sendo mais aceita esta campanha”, afirma a coordenadora Márcia Nobre Maschietto Lauria, do setor Ipiranga, em São Paulo (SP).
Na mesma capital, Ana Maria Perin Nunes, coordenadora que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, conta que a líder Maria de Fátima Ferreira dos Santos conseguiu que duas mães aderissem à campanha. Apesar de pensarem de maneira diferente, elas resolveram seguir o que a líder orientou sobre dormir de barriga para cima, por acreditarem e confiarem no trabalho da Pastoral da Criança.
Vale lembrar que essa é uma ação de prevenção, que reduz em 70% o risco de morte súbita de bebês. A partir das diretrizes técnicas e do esforço dos voluntários em levar a informação às famílias, espera-se que os casos deste tipo óbito sejam cada vez mais raros.
Conheça diversos exemplos e depoimentos sobre a campanha registrados pelas comunidades ao longo desses anos.
Jingle – Dormir de Barriga para cima
Leia também