1527-ano-novo-texto-auxiliar

“Que o Ano Novo traga esperança de vida nova”

Papa Francisco

Na alegria iniciamos o Novo Ano! Ano de esperança que brota de um coração mais humano e mais agradecido. A Pastoral da Criança, assim como a igreja, quer oferecer elementos para um caminho novo, a ser percorrido na luz da fé e no esforço sincero de trilhar as pegadas da graça, da esperança e do amor. Devemos olhar para o futuro com esperança e começar a investir em coisas que realmente contam em nossa vida.

Em 2020 experienciamos os riscos constantes da pandemia do novo coronavírus que surpreendeu a todos nós, trouxe medo, insegurança e muitos riscos à vida, inclusive a morte de muitas pessoas queridas. Tivemos que mudar de direção, trocar de rota e buscar novas alternativas para enfrentar o medo e aprender a lidar rapidamente com a nova doença que atingiu toda a humanidade.

“Até aqui o Senhor nos ajudou” (1Sm 7,12). E, certamente, continuará acompanhando o Novo Ano que vem trazendo esperança e vida plena para todos. Com sabedoria queremos olhar para trás, agradecer por tudo e reconhecer o bem que foi feito por nós, por todas as pessoas e pela humanidade. A mão de Deus nos guiou com a estrela, que conduziu os Magos até Belém. Ao experienciar a fraternidade recíproca de quem valoriza a convivência fraterna para crescermos como pessoas e como cristãos autênticos.

Atualmente, vimos que aumentou a violência, o desemprego, as enfermidades, faltam políticas públicas para melhorar a renda familiar, a saúde, a educação e a qualidade de vida. Veio também as impaciências e as incertezas do futuro, tirando a paz das pessoas e das famílias. Por isso, nós precisamos cultivar a paz e repassar a quem está ao nosso redor.

Então, precisamos transformar em gestos concretos esse desejo de paz que nasce em cada um, ter atitudes e palavras de paz que tragam mais harmonia ao ambiente, que crie um lugar feliz e pacífico para as pessoas viverem e as crianças se desenvolverem com  alegria e amor. A paz começa em cada um de nós e deve se prolongar na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade em geral.

O Papa Francisco recorda, na Carta Encíclica Fratelli Tutti, que São Francisco “semeou PAZ por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos e em tudo levou o amor.” Lembramos que essa é também nossa missão, pois a verdadeira PAZ liberta de todo o desejo de domínio sobre os outros e nos ajuda a viver em harmonia com todos.

Com alegria e confiança, desejamos que o Ano Novo possa promover a PAZ e a comunhão entre todos os povos  e culturas. Que o Ano Novo traga esperança, alegria, compromisso de uns, para com os outros  e que possamos semear semente de paz, de harmonia e de vida plena para todos.

  Irmã Veroni Medeiros
Área Técnica de Desenvolvimento Infantil