Acervo da Pastoral da Criança
Que o Novo Ano nos revigore e, ao mesmo tempo, renove dentro de cada um de nós, a esperança de paz, saúde, prosperidade, inovação e alegria. Agradecemos a todos pelos esforços realizados no ano de 2022, e que em 2023 possamos continuar levando nosso testemunho de amor, de fé e vida a todas as famílias que mais precisam.
A todos que fazem parte dessa grande família Pastoral da Criança, um FELIZ e PRÓSPERO ANO NOVO!
ENTREVISTA COM: Irmã Eliana Martins Rosa da Pastoral da Criança do Estado de São Paulo.
O dia primeiro de janeiro é mundialmente conhecido como o Dia Mundial da Paz e também o Dia da Fraternidade Universal. Irmã Eliana, como falar de paz num tempo como esse que estamos vivendo?
A paz nasce no coração. Se eu cultivo paz dentro de mim eu vou semear a paz e vou poder falar de paz mesmo em tempos de guerra, mesmo em tempos de tantos conflitos e tantos desafios como nós vivemos hoje, porque eu cultivo a paz, eu cultivo o amor, eu cultivo a serenidade. Se eu cultivar o ódio, o rancor, a ira, é claro que isso vai só se multiplicar. A paz se multiplica pela paz. Então, vamos ser semeadores de paz, sinais de paz onde nós estivermos.
Ano Novo, vida nova! Qual é o peso dessa afirmação para cada um de nós nesse ano novo que está começando?
Bem, depende não só como eu me programe, mas como eu decida viver. Se eu tenho atos, atitudes, pensamentos ruins, pensamentos que vão contrários a aquilo que eu estou me propondo, então, eu preciso trabalhar primeiro o meu pensamento. E aí sim, o peso dessa afirmação vai ser positivo e vai ser na balança mais pesado do que o outro lado. Tudo depende das minhas escolhas. Da minha decisão pessoal.
ENTREVISTA COM: Irmã Ana Soares Pinto, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do Estado de Goiás.
Como ampliar e fortalecer a atuação da Pastoral da Criança nas comunidades em 2023?
Em primeiro lugar precisamos convidar novos líderes para fazer parte da Pastoral da Criança. Convidar outros grupos e pastorais para nos unir em parcerias, assim fortaleceremos uma Igreja em saída como nos pede o Papa Francisco. Fortalecer e realizar mutirões em busca das gestantes e crianças. Animar as comunidades, líderes e famílias da Pastoral da Criança, mostrando a importância de se ter a Pastoral em sua comunidade, em seu bairro.
Programa de rádio Viva a Vida 1631 - 26/12/2022 - Ano Novo
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
ENTREVISTA COM: Irmã Fátima Alves dos Santos, líder da Pastoral da Criança de Cuiabá, Mato Grosso.
O final de ano é um momento de retrospectiva e avaliação do que realizamos no ano que passou. Irmã Fátima, quais foram as principais conquistas da Pastoral da Criança em 2022?
Nós acreditamos que as principais conquistas dentro desse contexto que nós estamos vivenciando, num pós-pandemia, foi o aumento da participação das mães nas Celebrações da Vida, logo após e também mais crianças que foram inseridas dentro da Pastoral da Criança. Uma outra coisa também extremamente significativa foi a criação de um novo projeto, o Projeto Inovação da Pastoral da Criança, que veio para contemplar também essa realidade. Creio que vai corresponder com as expectativas das ações que nós já vivemos e que às vezes como líderes temos dificuldade, mas com esse projeto eu creio que vai ser possível uma inovação. Nós acreditamos que a partir disso vai ser possível dar uma atenção um pouco mais especial.
O que é e como você vê o Projeto Inovação da Pastoral da Criança?
O Projeto Inovação da Pastoral da Criança, para nós que estamos atuando na Pastoral da Criança já há alguns anos, é um novo tempo, onde a família se sente inserida, uma vez que ela tem acesso aos meios de informações da Pastoral da Criança. Onde não só o líder tem acesso a tantas informações, mas a família também. É uma formação onde a família e a criança, o líder e a comunidade vão crescer juntos e terão juntos essas informações.
ENTREVISTA COM: Nádia Lucia Moura Ribeiro, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança de Porto Velho, Rondônia.
Quais conquistas da Pastoral da Criança em 2022 você gostaria de destacar?
Destaco o retorno às atividades presenciais; o encontro com capacitadores, multiplicadores, com as equipes de acompanhamento nutricional; assembleia diocesana indicativa, entre outros. Porto Velho também participou do Projeto de Inovação, e-Capacitação e e-Líder. O e-Líder facilita a capacitação de novos líderes com as etapas reduzidas e sem perder a qualidade da formação. Responde alguns questionamentos que tínhamos com dicas mais práticas na atuação do líder e oferece algo a mais para as famílias acompanhadas que utilizam o aplicativo. A minha expectativa para 2023 é continuar inovando, renovando e animando a missão junto às famílias.
ENTREVISTA COM: Padre Moacir Caetano, líder e membro da Equipe Diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Caçador, Santa Catarina.
O Ano Novo desperta solidariedade, multiplica a generosidade e incentiva trabalhos voluntários. Padre Moacir, o que o senhor gostaria de dizer para quem sentiu o desejo de contribuir para o bem-estar do outro?
Àqueles e àquelas que manifestam o desejo de contribuir para o bem-estar de famílias e crianças gostaria de dizer que a Pastoral da Criança é o caminho por excelência. Porque a Pastoral da Criança tem uma missão dedicada, uma missão voltada especialmente para o cuidado de famílias e de crianças de 0 a 6 anos. Portanto, se você tem essa vontade e quer contribuir fica o convite para procurar em sua paróquia, em sua comunidade saber sobre a Pastoral da Criança para dela participar, viver a missão como líder e assim contribuir para que as crianças cresçam com dignidade, cresçam em graça e sabedoria para manifestarem ao mundo a vida em plenitude, a vida em abundância que Deus deseja para todos nós. Sejamos promotores desta vida através da Pastoral da Criança. Se você gostaria de contribuir, seja então bem-vindo, bem-vinda. Procure em sua comunidade saber da Pastoral da Criança e como você pode fazer parte como líder, como que você pode ser capacitado e viver esse engajamento pelas famílias e pelas crianças.
Leia a entrevista na íntegra: 1631 - 26/12/2022 - Ano Novo (.PDF)
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
A Pastoral da Criança é uma grande rede de voluntários que apoia às famílias, gestantes e crianças no cuidado com a saúde, a alimentação saudável e o desenvolvimento infantil. Que em 2023 possamos continuar na missão com muita garra e coragem.
Dra. Zilda
“Quando você ensina as mães e famílias a cuidarem melhor dos filhos, você está construindo um mundo melhor, mais justo e fraterno para essas crianças.”
Papa Francisco
“A família é o lugar do encontro, da partilha, da saída de si mesmo para acolher o outro e estar junto dele. É o primeiro lugar onde se aprende a amar”