Foto: Gerada com Inteligência Artificial
O Ano Novo é um momento de renovação e reflexão, que nos convida a agradecer pelas bênçãos recebidas ao longo do ano que se encerra e a fazer novos planos para o ciclo que se inicia. É um tempo propício para fortalecer a fé, buscar reconciliação e alinhar nossos propósitos aos valores espirituais.
Na entrevista com o Padre José Edilson da Silva, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, conversamos sobre como manter a harmonia dentro de casa. Pois o amor e a fé em casa são os primeiros passos para a paz que tanto buscamos na sociedade.
Este é, também, um importante momento para reflexão sobre a nossa atuação missionária na Pastoral da Criança. Quais foram nossos acertos e erros no ano que passou? E como podemos servir melhor ao nosso propósito 2025?
Que seja um ano de muitas felicidades e conquistas a todos os líderes, coordenadores, apoiadores e, especialmente, a todas as crianças.
Padre José Edilson da Silva, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança.
ENTREVISTA COM: Padre José Edilson da Silva, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança.
Padre Edilson, o ano de 2024 acabou. Na sua opinião, o que esperar de 2025?
PE JOSÉ EDILSON:
O ano 2024, foi um ano que marcou por muitas mudanças, seja dentro do nosso caminhar da Pastoral, seja também no nosso âmbito nacional. Mas o que nós esperamos é que 2025 seja um ano de maior comprometimento pelo irmão, pela causa do próximo, em suas necessidades, em seus sofrimentos. E que sejamos mais irmãos, sejamos mais unidos em vista de fazer com que o Evangelho de Jesus Cristo possa de fato estar presente na vida de cada irmão, de cada irmã. E sabemos que somos os responsáveis, cada um de nós é responsável para que de fato cada dia, cada mês, o ano seja de fato marcado por diversas mudanças. Então, esperamos um ano de muito mais comprometimento com o próximo.
Geralmente, no último dia do ano, as pessoas fazem uma revisão do ano que passou. E fazem também uma lista de propósitos para o Ano Novo. Na sua opinião, o que devemos colocar nessa lista?
PE JOSÉ EDILSON:
Proponha a paz, proponha harmonia, proponha o amor dentro da sua casa. Faça este propósito: de todos os dias estar de bem, mesmo que você encontre momentos difíceis. Mas não desanime de querer sempre ser um propagador, ser um colaborador de uma vida e vida em abundância diariamente. Ao acordar faça o propósito de viver aquele dia bem e fazer a quem está ao seu lado também ficar bem. E se assim fizermos serão 365 dias de graça, de harmonia, de paz, de amor. Mas não esqueça, isso tem que ser na sua própria família como ideal pessoal, porque da família nós fazemos isso estender para a comunidade, para a sociedade.
Qual é a sua mensagem de Ano Novo para todos os nossos leitores?
PE JOSÉ EDILSON:
Querido leitor do site da Pastoral da Criança! Ano Novo! Que seja renovado tudo dentro do seu coração, que tenha um ano de grandes conquistas, de grandes realizações, não somente pessoais, mas dentro da sua família. A você líder, a você coordenador, traga isso como a essência para a sua missão de fazer um Ano Novo com tudo renovado. E a você, querida família, criança, gestante, também queira isso para a sua vida, que seja um ano diferente, e o diferente só acontece quando primeiramente eu me proponho. E isso nós só encontramos quando de fato colocamos Deus à frente para conduzir a nossa vida, para conduzir todo o nosso caminhar. E quero deixar aqui a bênção para que seja a extensão do amor de Deus para a sua vida e sua família. A bênção do Deus Todo-Poderoso Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém. Um ano de 2025 cheio da graça e do amor de Cristo e permaneçam sempre no Seu amor. Amém.
Programa de rádio Viva a Vida 1736 - 30/12/2024 - Ano Novo
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Leia a entrevista na íntegra
Saiba mais
10 conselhos do Papa Francisco para ser feliz
10 mandamentos para a paz na família