saude bucal gestante cpf

Foto: Ponta Grossa - PR

“Eu pedi que Deus me desse uma estratégia, e ele me deu a carteira de vacina”. A fala é do Dr. Geraldo Stocco, dentista e voluntário na Pastoral da Criança de Ponta Grossa, no Paraná que, por meio de uma ação simples, está mudando a saúde bucal de crianças e gestantes através da carteira de saúde. A ideia é simples: anotar a próxima visita ao dentista nas carteiras de vacina das crianças, e estimular as gestantes a cuidar também da sua saúde bucal, através de visitas periódicas ao profissional.

Mas a ação do dentista vai muito além do acompanhamento: ele também dá palestras para as futuras mães do município, e capacita líderes de toda a diocese para que elas também possam orientar as mães acompanhadas. “O trabalho da saúde bucal com os bebês deve começar na gestante”, afirma o dentista, que continua, “há muitos aspectos que devem ser vistos. Há estudos que indicam que se a gestante tem um problema grave de gengiva, ela pode ter um parto prematuro e a criança pode nascer com baixo peso”.

Dra. Zilda

“Quando a gente se esforça, Deus parece que está mais perto”.

Papa Francisco

“Imite Jesus e abra o coração à humildade”.

O caminho para evitar isso? Informar corretamente a futura mãe. E para acabar com informações incorretas é preciso liquidar com os mitos que cercam a saúde bucal e a gestação. Segundo Dr. Stocco, ainda há mulheres que têm medo de ir ao dentista enquanto estão grávidas porque acham que isso pode prejudicar o bebê. Outros mitos que ainda cercam o imaginário popular é que a gravidez aumenta as cáries, e que a cada novo filho a mulher irá perder um dente. “Precisamos esclarecer que ela tem mais cárie porque ela muda a dieta, passa a comer mais doces, mas não muda os cuidados com os dentes. O mesmo quando o dente é escovado e a gengiva sangra, ela não deve parar de escovar”, esclarece.

Trabalho de equipe

E os líderes da Pastoral da Criança têm papel fundamental nesse trabalho de orientação. Por isso, o dentista junto com outros quatro colegas de profissão tiram todas as dúvidas dos líderes durante as capacitações. “A programação da capacitação vai desde o que é o dente, o que é placa... Tudo é explicado nos mínimos detalhes, bem devagar, porque os líderes têm que explicar às famílias que ainda não sabem o que é isso”, conta o dentista.

Segundo Dr. Stocco, este é um trabalho de equipe. “Se o líder percebe que há algo estranho com a saúde bucal da gestante, o dentista da Unidade Básica de Saúde tem que ser procurado. É preciso ter unidade neste trabalho”, destaca.

A ideia de promover a prevenção com mães e crianças ultrapassou os limites da Diocese de Ponta Grossa e foi parar como uma ação de todo o estado do Paraná através do governo estadual. A Rede Mãe Paranaense e a Rede de Atenção à Saúde Bucal adotaram a ideia da carteira de vacina das gestantes e bebês desde 2011. A vontade do dentista é que a ideia ainda possa beneficiar mães do Brasil inteiro. Parece que o pedido que o dentista fez a Deus, deu certo.

Selo Social - 2015

selo
Selo Social - 2015

O projeto Vacinação contra a cárie, iniciativa da empresa Bio Solução (Geraldo Stocco Comércio Varejista), em parceria com a Pastoral da Criança, recebeu o Selo Social – 2015.

Para o Dr. Geraldo Stocco: “Sabemos que o selo social é apenas uma gratificação, e que nosso trabalho voluntário em prol da comunidade deve e continuará sendo feito. O intuito desta parceria foi enfatizar a importância da prevenção odontológica, desde a gestação e em crianças de zero a cinco anos de idade. Este projeto leva as crianças a entrarem na escola com 70% sem cárie e 30 % com cárie inicial, de fácil tratamento, sem dor, sem anestesia, sem trauma e assim uma melhor qualidade de vida para a criança e sua família”.

Com o objetivo cumprido, a empresa recebeu o Selo Social das mãos do Secretário de Assistência Social, Sr. Rodrigo Labiak, e do coordenador do selo social, Sr. Léo Passeti, no dia 12 de setembro de 2016, em Ponta Grossa (PR).

Saiba mais: Painel RPC mostra projeto de saúde bucal apoiado pela Pastoral da Criança