Antigamente era costume dizer que os dentes de leite das crianças não necessitavam de cuidados, pois os mesmos não tinham raiz e iriam cair a partir dos 6 anos, dando lugar a novos dentes chamados permanentes. E estes sim deveriam ser cuidados e tratados.
Esqueciam das dores de dentes dos pequenos e o quanto eles sofriam com as cáries e abcessos (bolsas de pus) que se formavam na gengiva. Com o tempo, essa ideia foi mudando e visto que a visita ao dentista e os cuidados com os dentes de leite deveriam acontecer desde cedo, para evitarmos dor e outros problemas de saúde para a criança e o adulto. Os dentes de leite, ou temporários como são chamados, têm raiz e merecem tanto cuidado quanto os permanentes.
Além da visita ao dentista para bebês ou odontopediatra, os pais ou responsáveis devem olhar com carinho a limpeza da boca o mais cedo possível. São orientados para que a princípio seja feita uma limpeza com um paninho bem macio, exclusivo para isso, umedecido em água limpa. Após cada mamada e após o bebê arrotar, limpar a boca, além de mantê-la fresquinha, pois isso ajuda a ensinar o bebê, desde cedo, a ter alguém mexendo na sua boca. Ao aparecerem os primeiros dentinhos, devemos limpá-los com uma dedeira, sem pasta no princípio e aos poucos, acrescentar um pouquinho só de creme dental (do tamanho de um grão de arroz).
Orientações para cuidar dos dentes das crianças:
Devemos prevenir a cárie dentária dos bebês de muitas formas, uma delas é evitando dar refrigerante para os bebês ou sucos adoçados com açúcar, mel, além de evitar doces.
Conhecemos uma criança que desde os três meses de vida tomava refrigerante na mamadeira, para ficar quieta e assim a mãe poder trabalhar. Essa criança, aos dois anos e meio, não tinha mais dente de leite, apenas toquinhos de raiz e muitas bolsas de pus. A dor era enorme, e para resolver o problema, foi preciso extrair essas raízes e ela passou a usar uma prótese até nascer os dentes permanentes.
Quando a criança tem muito problema de infecção nos dentes de leite, isso pode vir a comprometer a saúde como um todo, e ocorrer o que chamamos de endocardite bacteriana, que afeta o coração. Portanto, dente de leite deve ser tratado e cuidado com carinho, mesmo que aos 6 anos comece a ser trocado por dentes permanentes. Não podemos esquecer que os primeiros dentes permanentes nascem antes de cair os primeiros dentes de leite, são os chamados primeiros molares, que nascem aos 5 anos e meio, 6 anos, e atrás dos últimos dentes de leite.
Higiene
Oriente os pais para:
- Escovar com movimentos circulares o lado de fora dos dentes que ficam junto da bochecha.
- Depois, escovar o lado de dentro dos dentes, que ficam junto da língua.
- Escovar a parte plana dos dentes com movimento de vaivém.
- Limpar também as gengivas e a língua com a escova de dente.
É importante escovar os dentes da criança depois de cada refeição, após comer alimentos açucarados e antes de dormir. Isso evita a formação da placa bacteriana, que forma cáries.
A saúde da boca depende de uma alimentação saudável e da higiene dos dentes.
Foto: Teotônio Roque
O aparecimento de uma mancha branca no dente é o primeiro sinal de atenção. Essa mancha significa que tem cárie, mas ainda não tem o buraco no dente. É preciso encaminhar a criança ao dentista.
A criança precisa ser ensinada a escovar os dentes da seguinte maneira:
- escovando (varrendo) de cima para baixo os dentes superiores e de baixo para cima os inferiores — esse movimento deve ser feito tanto na parte de dentro, próxima à língua, como na parte que fica junto da bochecha;
- limpando a parte plana dos dentes com movimento de vaivém, em especial os dentes de trás;
escovando bem a língua e as gengivas.
O cuidado diário com a limpeza dos dentes evita o aparecimento de cáries, que causam dor e infecção, prejudicando a saúde e a vida normal da criança.
Estas orientações foram retiradas do Guia do Líder (.PDF)