Estudantes de odontologia e líderes da Pastoral da Criança do município de Arcoverde (PE)

Acompanhar as gestantes, ver o nascimento e celebrar o desenvolvimento das crianças são momentos muito gratificantes para os líderes e voluntários da Pastoral da Criança. Dentre as informações repassadas aos pais, estão a correta higienização da boca do bebê.

Os líderes orientam os pais a fazerem sempre a higiene, desde antes de aparecer os primeiros dentes da criança. Ana Maria Domingues, foi mãe acompanhada pela Pastoral da Criança e hoje é líder e coordenadora do setor de Itabira (MG), e recorda que, quando sua filha foi acompanhada em 1991, essas informações não eram repassadas, “hoje em dias as mães cuidam mais, na minha época não tinha essa informação. Só comecei a escovar os dentes dos meus filhos na hora que apareceram os primeiros dentinhos”, recorda Ana Maria.

Hoje, em suas visitas como líder, Ana Maria orienta as mães a amamentarem o bebê e depois fazer a limpeza da boca com uma fraldinha, um algodão e água filtrada, “principalmente a noite, que é a última refeição. Sabemos que a primeira dentição é muito importante para o futuro da criança”, completa Ana Maria.

Dra. Zilda

"A Pastoral da Criança ensina como cuidar dos dentinhos, mas eu diria também que todos nós temos direito ao dentista. Eu sei que em muitos municípios não tem dentista, muito menos dentistas de crianças. Mas nós devemos fazer um esforço, pois são políticas públicas, que se o povo não insistir ou não pressionar, o governo não vai gastar com isso, que é uma coisa tão importante. O Conselho de Saúde tem que pressionar para que realmente cada município dê assistência a saúde bucal e a criança, mesmo pequenininha, já deve ir ao dentista para passar flúor e outras coisas mais."

 

Oficina de Saúde Bucal

Através de oficinas específicas do tema, a Pastoral da Criança prepara seus líderes para orientarem as famílias sobre os cuidados com a higiene da boca do bebê e das crianças.

Em diversas comunidades, a Pastoral da Criança também conta com o auxílio de profissionais que fazem um trabalho preventivo, isto é, ajudando os pais a cuidarem da saúde bucal de seus filhos afim de que não tenham cáries no futuro. Na comunidade rural Rafael, em Caruaru (PE), a dentista Ana Amélia orienta as famílias através de palestras, realizadas em algumas Celebrações da Vida. “Neste encontro, mostrei para as mães e crianças como prevenir as cáries e doenças da boca”, comenta a dentista.

Também em Pernambuco, no município de Arcoverde, os estudantes de odontologia da Universidade de Pernambuco, desenvolvem o programa “Sorriso da Universidade para Sociedade” e levaram as orientações para as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança do município. Foram oferecidas palestras e dicas para uma correta escovação dos dentes.

Leia também
O bebê na primeira semana de vida