Foto: Pixabay
Ao contrário do que muita gente ainda pensa, a saúde bucal é importante para a criança desde a gestação e na primeira infância, durante a fase dos dentes de leite.
Na gestação, o cuidado com os dentes ajuda a evitar uma série de problemas não só para a mãe, mas também para o bebê. O pré-natal odontológico previne inclusive o parto prematuro, que pode ser causado por problemas periodontais, ou seja, nos tecidos ao redor dos dentes.
Após o nascimento, é importante manter bons hábitos, como o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e, depois, a introdução de alimentos adequados a cada fase da criança, evitando ao máximo o açúcar nos primeiros anos de vida.
A recomendação é agendar a primeira visita ao dentista o quanto antes, logo nos primeiros meses do bebê, para uma consulta preventiva. Esse atendimento pode ser feito de graça na própria unidade de saúde onde a criança fizer suas primeiras vacinas.
Em 2023, o governo federal incorporou o atendimento odontológico à Lei Geral do SUS, através do Programa Brasil Sorridente. O objetivo do programa é: “oferecer atendimento gratuito e integral de saúde bucal para a população brasileira, por meio do Sistema Único de Saúde”. Ou seja, garantir que todo o atendimento odontológico seja ofertado de graça à população.
Enquanto a meta ainda é uma realidade distante na maioria das regiões brasileiras, cabe ao líder da Pastoral da Criança cobrar as autoridades locais (secretários de saúde, vereadores, conselheiros, etc) para que olhem com mais atenção para a saúde bucal na infância, e orientar as famílias para os cuidados com a higiene e a prevenção desde cedo.
Saiba mais:
4 mitos e verdades sobre a saúde bucal durante a gestação
Dicas para criar o hábito de escovar os dentes na infância
Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez
Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi, dentista e professora do Curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba.
ENTREVISTA COM: Dra. Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi, dentista e professora do Curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba.
Quais são os principais problemas de saúde bucal que podem se agravar durante a gestação, Dra. Maria Lúcia?
DRA. MARIA LÚCIA:
Durante a gestação, alguns problemas bucais podem se agravar, como, por exemplo, a gengivite, que é a inflamação nas gengivas, e a periodontite, que é a infecção nos tecidos que sustentam os dentes. O aumento nos níveis de hormônios pode aumentar a sensibilidade das gengivas, tornando-as mais propícias às infecções e aos sangramentos. A cárie também pode se agravar devido à mudança nos hábitos alimentares e ao aumento no consumo de alimentos mais açucarados.
Dra. Maria Lúcia, quais são os principais cuidados que os pais devem ter para que o bebê tenha dentes saudáveis?
DRA. MARIA LÚCIA:
Para que o bebê tenha dentes saudáveis, é importante três cuidados. O primeiro, é evitar o consumo de açúcar. Quanto mais tarde for introduzido na dieta da criança o açúcar é melhor tanto para a saúde geral quanto para a saúde dos dentes. Um outro cuidado é a limpeza. Na hora do banho, os pais, a mãe, o pai ou a pessoa que cuida do bebê, ela pode pegar uma fraldinha ou uma gaze molhada e fazer a limpeza daquele leite que fica na boca do bebê. Isso para que a criança vá se acostumando a ter esse hábito de fazer a higiene bucal. Mais tarde, quando ela já tiver os primeiros dentinhos, ela pode pegar uma escova, colocar uma quantidade muito pequena de creme dental e fazer a higienização com a escova e com o creme dental. Esse creme dental deve ser numa quantidade muito pequena, para que a criança não engula.
Programa de rádio Viva a Vida 1726 - 21/10/2024 - Saúde bucal da gestante e da criança
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Dra. Maria Lúcia, a partir de quando a família deve levar o bebê ao dentista?
DRA. MARIA LÚCIA:
A família deve levar o bebê ao dentista a partir do momento que a criança comece a frequentar a unidade de saúde. Normalmente, os pais levam a criança para ser vacinada e essa é uma oportunidade de que seja marcada a primeira consulta para que o dentista possa fazer uma primeira análise da boca do bebê. A partir daí, o dentista vai determinar quando vai ser a próxima consulta. Normalmente, se tudo ocorrer bem e não tiver nenhum problema com a boca do bebê, vai ser quando nascer os primeiros dentes e assim a criança pode ser acompanhada durante todo seu crescimento.
Leia a entrevista na íntegra
1726 - 21/10/2024 - Saúde bucal da gestante e da criança (.PDF)
Saiba mais
Por que cuidar dos dentes de leite das crianças?
Como ser um voluntário da Pastoral da Criança
Como doar para Pastoral da Criança e ajudar milhares de crianças em todo o país
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
"Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades"
Dra. Zilda
“Os serviços de saúde devem favorecer o acesso, ter boa qualidade e atender de forma humanizada, com carinho, respeito e dignidade”.
Papa Francisco
"As informações que recebemos devem chegar ao coração e se transformarem em algo concreto”.