O Ministério da Saúde está preparando um material de divulgação para o lançamento oficial da nova Caderneta da Gestante, que deve ocorrer entre abril e maio de 2015. Trata-se de uma iniciativa em conjunto com as Secretarias Estaduais, Municipais e do Distrito Federal.
A caderneta apresenta os direitos da gestante (antes e depois do parto), cartão de consultas, exames e vacinas (com espaço para anotações), dicas para uma gravidez saudável, sinais de alerta, orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, como tirar a certidão de nascimento do filho, entre outras informações. Há ainda espaço para a mãe anotar suas dúvidas, sensações e colar fotografias do período de gravidez.
Cabe ao profissional de saúde anotar neste material os dados do pré-natal realizado pela mulher, para que ela os tenha sempre consigo e outros profissionais possam consultá-los em caso de emergência.
De acordo com nota informativa publicada no Portal da Saúde, durante o ano de 2014, a Coordenação Geral da Saúde das Mulheres, em parceria com o Departamento de Atenção Básica, trabalhou na elaboração e publicação da nova Caderneta da Gestante para contemplar as diretrizes de boas práticas na assistência ao pré-natal, parto e nascimento propostas na Estratégia Rede Cegonha e alinhadas à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
“Toda mulher tem direito ao atendimento na gravidez, no parto e após o parto e pode contar com a Rede Cegonha, uma ação de saúde do SUS que fortalece os direitos das mulheres e das crianças”
(Abertura – Nova Caderneta da Gestante).
Distribuição para todo o Brasil
A caderneta já está disponível em alguns locais e a distribuição será feita para todo o Brasil, conforme histórico de registro de gestantes dos municípios e a logística dos Correios. Também é possível acessá-la em pdf.
Profissionais, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) podem contribuir com comentários e sugestões sobre a novidade, preenchendo um formulário disponível online.