topo azul

A campanha Pequenos Reis Magos, iniciativa da Pastoral da Criança Internacional (PCI), começou no Brasil, em 2015, por meio de uma experiência piloto que reuniu mais de 400 crianças dos municípios de Curitiba e Campo Largo, da Arquidiocese de Curitiba (PR), e do município de Bayeux, da Arquidiocese da Paraíba. 

Durante os meses de novembro, dezembro de 2015, e janeiro de 2016, os Pequenos Reis Magos visitaram as famílias, abençoaram as casas e arrecadaram doações para as crianças de Guiné-Bissau, na África, um dos países mais pobres do mundo, com apenas duas dioceses, sendo que uma delas está sob a responsabilidade de um bispo brasileiro, Dom Pedro Carlos Zilli.

O esforço e a solidariedade das crianças, adolescentes, catequistas, bispos e párocos superaram as expectativas. Ao todo, foram arrecadados 24 mil reais (que convertidos somaram aproximadamente 6 mil dólares), que garantiram o acompanhamento de um terço das 1.332 crianças cadastradas pela Pastoral da Criança no país africano, durante um ano.

“O impacto sobre as crianças brasileiras foi muito forte. Muitas das famílias que receberam os Pequenos Reis Magos relataram que sentiram a presença de Deus emanando do gesto dessas crianças e agradeceram a oportunidade de ajudar a construir um mundo mais justo e adequado para crianças tão necessitadas”, conta o coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Dr. Nelson Arns Neumann.

Bom exemplo

O envolvimento das crianças na primeira experiência foi tanto que, na comunidade Miqueletto – da Capela Nossa senhora do Rocio, ligada à Paróquia São Sebastião da Rondinha, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba (PR) – a catequista Irene K. Jarek e suas colegas precisaram aumentar a duração da campanha Pequenos Reis Magos, para conseguir que o grupo de crianças visitasse todas as casas das famílias que se interessaram na comunidade.

“Foi uma expectativa grande, por ser uma coisa nova. Não sabíamos por onde começar, mas depois da primeira visita nos clareou, tivemos a certeza de que sabíamos o que estávamos fazendo. As pessoas nos receberam muito bem, acolheram. No começo, ainda não conheciam a proposta, e nós fomos explicando. A gente sempre estava comunicando nas missas”, conta a catequista.

Organizadas em grupos, as crianças faziam uma média 10 a 15 visitas por dia. Em um dia, chegaram a realizar 18. Como houve um período de férias do final do ano até o mês de janeiro, as atividades foram finalizadas somente no primeiro final de semana de fevereiro. Até esta data, os Pequenos Reis Magos da comunidade foram ao encontro de mais de 300 famílias, entre católicas e não católicas. “Algumas crianças eram mais encabuladas, mas a maioria ficou muito animada, na expectativa de ir ao encontro, conhecer, se envolver mais com a comunidade”, afirma Irene.

Pensando nos tempos da Igreja, pode-se dizer que eles aproveitaram todo o período do Advento, do Natal e os dias de preparação para a quaresma, de transição para a Ressurreição de Cristo – assim como, a esperança renasceu nas terras africanas que receberam este gesto de solidariedade.

Agradecimentos

"Que bênção o resultado da campanha dos Reis Magos, as paróquias se envolveram mesmo”, comemora Adriana Nishiyama, assessora de Dom Pedro Carlos Zilli para as atividades da Pastoral da Criança, da Diocese de Bafatá – para a qual o recurso foi destinado, na região central de Guiné-Bissau.

Em julho de 2016, Dom Zilli esteve novamente no Brasil e deixou uma mensagem de agradecimento e um convite para que todos se envolvam na continuidade da campanha.

Transparência

O valor arrecadado com a campanha, e convertido para a moeda local, foi transferido para Guiné-Bissau no dia 21 de janeiro de 2016. 

Abaixo, você pode conferir o recibo de transferência do recurso.

Recibo do Dom Zilli 

Confira as fotos dos Pequenos Reis Magos de 2015

Veja a lista de dioceses participantes

Leia também - Notícias da Pastoral da Criança

Campanha Pequenos Reis Magos supera expectativas de arrecadação

Recurso da Campanha Pequenos Reis Magos chega a Guiné-Bissau

Crianças brasileiras ajudam crianças de Guiné-Bissau

Pequenos Reis Magos se reúnem para celebrar ação

Despertando uma atitude missionária

Pequenos Reis Magos: a campanha continua