Foto: Campo Largo (PR)
Guiados por uma estrela, os Três Reis Magos – Mechior, Baltazar e Gaspar – foram os primeiros a visitar Jesus, logo após seu nascimento. Trazendo esse exemplo que está na Bíblia para os nossos dias, podemos nos inspirar neste ato de visitar as famílias e celebrar a chegada de uma nova vida – como fazem os líderes da Pastoral da Criança, que levam como presente muito amor, informação e companheirismo.
E se um grupo de crianças vestidas de Reis Magos batesse em sua porta, trazendo mensagens de paz e de comprometimento com crianças do mundo inteiro? Na Alemanha, esta cena é uma tradição que teve início há mais de 160 anos. E que, a partir deste primeiro domingo do Advento – tempo de preparação para o Natal entre os cristãos – passa a acontecer também no Brasil, em paróquias de três cidades: Curitiba (PR), Campo Largo (PR) e Bayeux (PB). Trata-se de uma iniciativa da Pastoral da Criança, com o apoio de bispos, catequistas e, principalmente, de crianças e jovens.
Saiba mais: Origem da campanha e materiais de apoio
Dra. Zilda
“A solidariedade é a grande alavanca para a paz”.
Papa Francisco
“Imite Jesus e abra o coração à humildade”.
Pequenos Reis Magos visitam famílias em diferentes cidades
As crianças e adolescentes mobilizados já estão se preparando em suas comunidades. Eles se vestem como Pequenos Reis Magos (Sternsinger/Cantores da Estrela) e saem pelas ruas, levando à frente uma estrela. Deixam pelo caminho, nas casas que aceitam as visitas, uma marca com a sigla “C+M+B”, que em latim significa Christus Mansionem Benedicat (Cristo abençoe este lar). Também arrecadam recursos para ajudar outras crianças, que vivem em situação de pobreza no continente africano.
A arrecadação realizada aqui, neste ano, tem a finalidade de beneficiar as atividades da Pastoral da Criança na Guiné-Bissau – um dos países mais pobres do mundo, com apenas duas dioceses, sendo que uma delas está sob a responsabilidade de um bispo brasileiro, Dom Pedro Carlos Zilli.
Arquidiocese de Curitiba (PR)
Em agosto, Dom Zilli, da Diocese de Bafatá, esteve no Brasil, visitou a sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança e o Museu da Vida. Também conheceu as crianças que fazem catequese na Paróquia Bom Pastor, de Curitiba, primeiro local onde ocorreu a mobilização. Na ocasião, elas puderam conhecer um pouco mais da realidade do país que será beneficiado e ficaram ainda mais motivadas com a campanha. De lá para cá, já ocorreram algumas reuniões e encontros, envolvendo inclusive os pais das crianças. As vestimentas já estão prontas e os participantes se dividirão em dois grupos, para ir até as famílias. Cada grupo terá um adulto acompanhando. As visitas tiveram início na primeira semana de dezembro. “O que eu quero, na verdade, é despertar nestas crianças aquilo que Jesus veio trazer e muita gente fecha o coração”, conta a catequista Claudiane, responsável pela organização das crianças e famílias.
Foto: Campo Largo (PR)
Em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, a campanha começou no mês de novembro, quando teve uma reunião de alinhamento com os coordenadores de catequese. Estão participando todas as comunidades da Paróquia do Senhor Bom Jesus: Santuário, Santa Rita, Divino Espírito Santo, São José, São Sebastião, São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Fátima. Ao todo, são cerca de 900 catequizandos. Destes, 400 que vão se vestir e fazer as visitas às famílias a partir do próximo sábado, dia 5 de dezembro. “As crianças estão sendo apresentadas e enviadas nas missas das comunidades desde o fim de semana passado. E também recebem as águas e as velas que serão abençoadas e o 'Envio' para iniciarem a missão”, conta a catequista Bibiana Aparecida Rodrigues Gaspar.
A Paróquia São Sebastião, da Rondinha, também está participando e terá seu grupo de crianças - que na missa das 18h de domingo (6 de dezembro), passará por um momento de "envio", uma preparação para que se comecem as visitas. Daqui para a frente, todos os finais de semana até o Natal terão ações da campanha.
Confira a reportagem da RPCTV sobre esta nova ação. A gravação aconteceu em Campo Largo. E também a reportagem da Tv Evangelizar, realizada em Curitiba.
Arquidiocese da Paraíba (PB)
Foto: Bayeux (PB)
Na Arquidiocese da Paraíba, a metodologia da campanha será testada na Paróquia São João Batista, localizada no município de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. Em novembro, a missionária Geny de Oliveira Soares, da coordenação nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba, visitou o local e teve encontros com padres, catequistas e jovens que estão apoiando a ação e acompanhando as crianças da catequese nas atividades. As visitas também começaram neste primeiro final de semana do Advento e vão ocorrer até o Dia de Reis (6 de janeiro).
“Seja Bem-Vindo à Vida”
Também neste espírito solidário do fim de ano e na esperança de uma vida plena para as crianças que nascem nos dias de hoje, quem passar pela capital paranaense a partir deste primeiro domingo do Advento (29 de novembro), poderá visitar o Museu da Vida e conferir sua nova exposição: “Seja Bem-Vindo à Vida” - com uma coleção de presépios de diferentes países onde a Pastoral da Criança atua, como Guiné-Bissau, Guatemala e Angola, e de alguns estados do Brasil. A exposição também apresenta uma representação de presépio em tamanho real, simbolizando os nascimentos que ocorrem nas comunidades que a Pastoral da Criança atua.
Galeria de fotos