reis magosInspirados no exemplo dos Reis Magos, que seguiram a estrela e foram os primeiros a visitar Jesus, grupos de crianças da catequese pelo Brasil também resolveram levar a alegria da nova vida que chega com o Natal às famílias de suas comunidades. Durante os meses de novembro e dezembro, os Pequenos Reis Magos levaram mensagens de paz e buscaram a colaboração da comunidade para ajudar crianças da Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo. Para encerrar a atividade, as crianças e adolescentes participarão de uma atividade no próximo domingo, dia 10 de janeiro, no Museu da Vida, às 16h, para celebrar a iniciativa de solidariedade das crianças brasileiras e entregar o valor arrecadado.

”Eu acho muito bom [participar] porque eu não estou fazendo isso por mim, estou fazendo para ajudar os outros”, afirma Mariana Litz Baum, de Curitiba. A iniciativa foi inspirada na ação que acontece há mais de 160 anos na Alemanha, e reúne mais de 500 mil crianças e adolescentes que colaboram com crianças de vários países. No Brasil, a Pastoral da Criança, com o apoio de bispos, párocos e catequistas, promoveu a ação que conseguiu reunir crianças e adolescentes de paróquias de Bayeux (PB), Curitiba (PR) e Campo Largo (PR).

Crescimento

Desde que chegou a Guiné-Bissau, oficialmente em 2005, a Pastoral da Criança vem ampliando suas ações.

Os indicadores de crianças acompanhadas, especialmente dos últimos anos, mostram isso: em 2012, eram 1.336 crianças que recebiam a visita dos líderes, em 2013, esse número passou para 1.488, e em 2014 foram 1.642 crianças.

Um crescimento de mais de 10% ao ano. 

Arrecadação

“O impacto sobre as crianças brasileiras foi muito forte. Muitas das famílias que receberam os Pequenos Reis Magos relataram que sentiram a presença de Deus emanando do gesto dessas crianças e agradeceram a oportunidade de ajudar a construir um mundo mais justo e adequado para crianças tão necessitadas”, conta o coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Dr. Nelson Arns Neumann.

Os números ainda não foram concluídos, mas há a certeza que superaram as expectativas. “Em apenas uma das quatro paróquias em que houve está experiência piloto, já foi superada a expectativa quanto ao total da campanha”. Até a quarta-feira que antecedia a celebração, foram contabilizados pelos menos 20 mil reais arrecadados. Este valor garante o acompanhamento de quase um terço das crianças cadastradas pela Pastoral da Criança no país africano durante um ano.

Segundo o coordenador, em 2016, o número de paróquias participantes deve aumentar. “Na Assembleia Geral da Pastoral da Criança, em novembro, cada coordenador estadual comprometeu-se a pedir autorização em uma diocese” , revela. E as confirmações já começaram a chegar. “Já temos autorização dos respectivos bispos para iniciar em Joinville (SC), Caçador (SC) e Maringá (PR), mesmo antes de termos fechado a metodologia desta fase piloto” , relata o coordenador. 

A perspectiva é que no próximo ano de campanha outros dois países - Guatemala e Haiti -, além de Guiné-Bissau, sejam contemplados com a arrecadação feita pelo Brasil.

Lembrança

A celebração servirá também para recordar os 6 anos da morte da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança que faleceu no Haiti, aos 75 anos, durante missão da entidade, no dia 12 de janeiro de 2010.

Serviço:
Encerramento das Campanha Pequenos Reis Magos/2015
Data: Dia 10 de janeiro de 2016, às 16h
Local: Museu da Vida - Rua Jacarezinho, 1691
Entrada gratuita