pequenos reis magos cerimoniaDepois de tanto esforço e solidariedade, finalmente chegou a hora de celebrar a entrega do valor arrecadado no Brasil para beneficiar as atividades da Pastoral da Criança em Guiné-Bissau, país africano que é um dos mais pobres do mundo. A transferência do recurso resultante da Campanha Pequenos Reis Magos (cujas atividades aconteceram no fim do ano de 2015) foi feita em janeiro. E a partir de agora, já com a conversão para a moeda local, começa a tornar realidade mais ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

Ao todo, foram arrecadados 24 mil reais, equivalentes a cerca de 6 mil dólares, nas quatro paróquias envolvidas.

Crianças, catequistas, padres, bispos, colaboradores das paróquias participantes e da Pastoral da Criança têm muito a comemorar. E, principalmente, a agradecer às tantas famílias que permitiram conhecer melhor a campanha de dentro de suas casas, sentiram-se inspiradas pela mobilização das crianças e contribuiram para que essa ação fosse um sucesso, garantindo sua continuidade na época do Advento em 2016.

Bom exemplo

O envolvimento foi tanto que, na comunidade Miqueletto – da Capela Nossa senhora do Rocio, ligada à Paróquia São Sebastião da Rondinha, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba (PR) – a catequista Irene K. Jarek e suas colegas precisaram aumentar a duração da campanha, para conseguir que o grupo de crianças visitasse todas as casas da comunidade que se interessaram.

“Foi uma expectativa grande, por ser uma coisa nova. Não sabiamos por onde começar, mas depois da primeira visita nos clareou, tivemos a certeza de que sabíamos o que estávamos fazendo. As pessoas nos receberam muito bem, acolheram. No começo, ainda não conheciam a proposta, e nós fomos explicando. A gente sempre estava comunicando nas missas”, conta a catequista.

Organizadas em grupos, as crianças faziam uma média 10 a 15 visitas por dia. Em um dia, chegaram a realizar 18. Como houve um período de férias do final do ano até o mês de janeiro, as atividades foram finalizadas somente no primeiro final de semana de fevereiro. Até esta data, os Pequenos Reis Magos da comunidade foram ao encontro de mais de 300 famílias, entre católicas e não católicas. “Algumas crianças eram mais encabuladas, mas a maioria ficou muito animada, na expectativa de ir ao encontro, conhecer, se envolver mais com a comunidade”, afirma Irene.

Pensando nos tempos da Igreja, pode-se dizer que eles aproveitaram todo o período do Advento, do Natal e os dias que precedem o momento da quaresma, de transição para a Ressurreição de Cristo. Assim como a esperança vai renascer nas terras africanas que recebem este gesto de solidariedade.  

Agradecimentos

"Que bênção o resultado da campanha dos Reis Magos, as paróquias se envolveram mesmo”, comemora Adriana Nishiyama, assessora de Dom Pedro Carlos Zilli para as atividades da Pastoral da Criança, da Diocese de Bafatá – para a qual o recurso foi destinado, na região central de Guiné-Bissau. 

Transparência

Abaixo, você pode conferir o recibo de transferência do recurso.

recibo jpg