a-importancia-dos-ioc-entrevista

Foto: Michael Morse

“Ele ressuscitou verdadeiramente e caminha conosco.”

A Páscoa é uma celebração que surgiu na tradição judaica e sua memória relembra a libertação do povo hebreu que vivia na escravidão no Egito. A caminhada, a travessia do povo hebreu, tem como referência a páscoa, mais conhecido como “Pessach”, o que significa “passagem.” Um tempo especial de passagem da escravidão para a libertação, do individualismo prepotente para atitudes solidárias e fraternas, da morte para a vida. A Páscoa cristã também aponta luzes, vida, libertação e plenitude para todos.

A Ressurreição de Cristo é princípio de vida nova para todas as pessoas, porque a verdadeira renovação parte sempre do coração, da consciência. Páscoa é passagem de todo o povo que vivia na escravidão do pecado e da morte, para ser um povo novo, livre e aberto ao Reino da justiça, do amor, da paz e da fraternidade.

A Páscoa de 2021 é um chamado para fazer a experiência de Cristo Vivo e Ressuscitado no coração de cada lar, de cada família. É na luz do Cristo Ressuscitado que devemos promover a paz como compromisso de amor, na prática do diálogo ecumênico, buscando juntos a renovação pascal no aconchego das crianças, na ousadia dos jovens e na harmonia familiar. Como peregrinos na fé, na esperança e no diálogo ecumênico, podemos verdadeiramente abrir o coração aos irmãos sem medos nem desconfianças, e olhar primariamente para o que procuramos: a paz no rosto do único Deus Vivo e Ressuscitado entre nós.

A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, que injustamente foi condenado, crucificado e morto pela salvação e libertação de toda humanidade. Por que procurais entre os mortos, aquele que está vivo? Jesus ressuscitou verdadeiramente e caminha conosco. A morte não tem a última palavra, o pecado, a maldade não é o fim de tudo. O Senhor Jesus, vivo e ressuscitado é quem nos concede a verdadeira paz, Cristo caminha conosco, está sempre ao nosso lado, nos fortalece diante de tantos obstáculos e nos dá a força necessária para superar as divisões e promover a unidade na fraternidade e diálogo: compromisso de amor.

Com alegria cantamos o Aleluia Pascal e celebramos a presença de Jesus Ressuscitado que caminha conosco, da mesma forma que caminhou com os discípulos de Emaús, no seu tempo. Apesar de todas as preocupações vivenciadas pela pandemia que devasta o mundo, a Páscoa acontece novamente! A presença viva e radiante do Cristo Vivo se transforma em festa de gratidão, de partilha, de solidariedade e de amor que transforma. A nossa garantia é celebrar na fé a vitória de Jesus Cristo morto e ressuscitado. E, esta é a sabedoria da Páscoa: a vida triunfa!

Desejamos a todos uma FELIZ E SANTA PÁSCOA!