1332 pascoa entrevista

Foto: Kjpargeter

Estamos vivendo o tempo de Páscoa, momento de celebração que nos leva a refletir sobre a passagem da vida, por meio da crucificação e da Ressurreição de Cristo. Nesse período, somos chamados a nos reinventar, nossa fé se renova e fortalece, assim como a esperança e a força para construção de um mundo melhor e mais feliz. Na Pastoral da Criança, também é tempo de fortalecer a missão, repensando os desafios e seguindo em frente, com coragem e união.

Para entendermos mais sobre a festa da Páscoa, conversamos com o Padre ângelo Carlesso da Paróquia São Carlos Borromeu em Curitiba (PR) e colaborador da Pastoral da Criança.

A Páscoa é um dia de comemoração que nos ensina muitas coisas. Quais são elas Padre Ângelo?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1382 - Páscoa - 26/03/2018


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Antes de mais nada é bom dizer que a Páscoa é uma festa muito antiga, que já era celebrada pelos Judeus e que comemorava a passagem de escravidão para a liberdade. Provavelmente, antes ainda dos Judeus, os criadores de ovelhas a comemoravam na entrada da primavera, pela vitória do nascimento da suas ovelhas. Por tanto, o principal ensinamento da Páscoa é a vida e por isso que usamos um ovo para simbolizá-la. Dentro do ovo há uma vida. A Páscoa nos ensina que a vida sempre vende, que onde há uma luta pela vida há esperança, que Cristo ressuscitando dentre os mortos é garantia de que todos aqueles que se comprometem com o projeto dele, dentro de uma fé, dentro de uma comunidade, irão vencer.

Dizem que a vida é feito de Páscoas, cada vez que atravessamos um momento difícil e conseguimos a vitória, é Páscoa. Como assim Padre Ângelo?

A Páscoa não acontece apenas num determinado momento, não é apenas uma festa ou uma celebração que nós realizamos. A Páscoa ocorre todo dia, cada vez que eu venço uma crise, cada vez que eu supero um sinal de morte, cada vez que eu consigo vencer o ódio, cada vez que eu consigo ter um gesto de bondade, está acontecendo a Páscoa. Então, em cada gesto de perdão, em cada mão estendida, em cada superação de crises, está acontecendo a Páscoa é ela precisa ser celebrada. Nós temos que celebrar sempre essas vitórias, para não nos esquecermos nunca de que a vida é vencedora, por isso há a alegria, celebração de fé e de esperança.

A Semana Santa segue todo um roteiro de celebrações. Como podemos acompanhar os passos de Jesus durante sua paixão, morte e ressurreição?

A melhor forma de acompanharmos os passos da vida de Jesus é celebrando em comunidade, nos encontrando com nossas comunidades. São celebrações bonitas aquelas que ocorrem nesses dias da Semana Santa, desde o Domingo de Ramos quando recordamos o ingresso de Jesus em Jerusalém, na quinta- feira quando recordamos a instituição da eucaristia, na sexta-feira quando de modo silencioso e contemplativo, meditamos na morte de Jesus e no sábado, na grande festa, na grande solenidade quando proclamamos a vitória da morte, quando iniciando na escuridão vamos vencendo as trevas e a luz vai iluminando todo a comunidade.

Carlesso

 Pe. Angelo Carlesso

Padre Ângelo qual a sua mensagem de Páscoa para todos que acompanham a Pastoral da Criança?

Desejo a todos os amigos e amigas da Pastoral da Criança uma santa Páscoa, que a ressurreição de Jesus brilhe, que ele realmente ressuscite no teu coração, te trazendo paz, alegria e esperança.

Leia a entrevista na íntegra: 1382 - Entrevista com Padre ângelo Carlesso - Páscoa (.PDF)