Foto: Acervo da Pastoral da Criança
É Páscoa, momento de união, reflexão, renascimento e novas possibilidades. Viver a Páscoa é, também, caminharmos juntos e nos apoiarmos como irmãos nos momentos de dificuldade.
Que nesse dia todos possam entender o verdadeiro sentido da Páscoa. Que seja renovado em cada um a fé, esperança, capacidade de recomeçar, perdoar e de respeitar o próximo.
“A Páscoa é a festa da esperança”, diz Irmã Veneranda Alencar.
A Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, aborda sobre o verdadeiro significado da Páscoa e nos traz palavras de esperança e renovação para este dia. Confira.
Irmã Veneranda da Silva Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.
ENTREVISTA COM: Irmã Veneranda da Silva Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.
“Não está aqui. Ressuscitou!”, diz o Evangelho. “Se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé”, dizia também São Paulo. Por que acreditar na ressurreição?
A ressurreição é uma passagem que nos leva da escuridão à luz, da morte à vida. A vida terrena de Jesus não terminou com sua morte. A ressurreição não é uma lenda. Jesus mostrou-se vivo após a sua ressurreição. Testemunhos viram e ouviram Jesus após a ressurreição, por isso creram. Depois da ressurreição, Jesus apareceu diante de Pedro e depois diante dos Doze Apóstolos; mais tarde, se fez presente a mais de 500 irmãos reunidos, nos diz São Paulo. Por isso, cremos. Na escuridão destes tempos de pandemia, de vida sofrida, com pessoas ainda isoladas e tristes, a ressurreição é um facho de luz que enche de sentido o sofrimento diário e leva embora também as nossas dúvidas, porque temos a certeza de que Cristo caminha com a gente. A Páscoa é o centro da nossa fé, porque abre para nós o caminho da esperança.
Por que somos sempre mais fixados sobre a quaresma e a crucificação?
Programa de rádio Viva a Vida 1594 - 11/04/2022 - Páscoa
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
A quaresma é um período muito longo, porque é uma preparação para viver o mistério mais dramático da história, que é a morte de Jesus, mas depois vem aquele período mais bonito, que é a ressurreição.
Durante muitos anos a quaresma e a Semana Santa sempre focaram no sofrimento de Jesus, daí o povo sempre pensa que é um tempo só de sofrimento, mas não podemos parar no sofrimento da cruz.
Jesus foi além desse sofrimento. Ele ressuscitou e com isso nos ensinou que momentos difíceis e dolorosos podem ser vencidos. Jesus está conosco para nos ajudar a enfrentar o sofrimento e sentir, depois, a alegria da ressurreição, isto é a alegria da vida que se renova.
Por que a Páscoa é a festa de todas as festas?
A Páscoa foi a primeira festa que os cristãos celebraram, mesmo antes da Festa do Natal. A Páscoa é a festa da esperança, onde a morte não tem a última palavra, não é a última realidade deste mundo. A esperança vence qualquer temor, porque é um caminho novo que se abre em meio ao sofrimento, aos momentos difíceis que todos nós passamos.
Por isso, pensar e celebrar a Páscoa coloca o nosso coração em festa, coloca o nosso olhar em Jesus Ressuscitado que nos leva pela estrada da esperança.
Mateus viu Jesus. Tomé colocou o dedo na chaga de Jesus ressuscitado. Os discípulos tiveram a possibilidade de conviver com Ele ressuscitado. Nós, como podemos experimentar a ressurreição se não O vemos e não O tocamos?
Onde o encontramos?
Encontramos Jesus no grande sinal da eucaristia, ao partir o pão, ao partilhar o amor que se comunica, o amor que se multiplica, o doar-se sem reservas aos irmãos.
Encontramos Jesus na Palavra do Evangelho e encontramos Jesus, principalmente, junto aos que mais sofrem e que necessitam de apoio e de solidariedade. Jesus vive hoje nos outros, em nós, em cada pessoa que encontramos, em cada situação que precise de apoio, fé, acolhida e solidariedade.
Qual é a sua mensagem de Páscoa para este ano?
Eu desejo que as pessoas consigam entender o que Jesus fez pela humanidade, um gesto tão forte, inesquecível, para nos ensinar que a vida plena é possível, junto Dele, com Ele, seja na fé, na partilha, na oração, na celebração. Que cada família, que cada comunidade, possa reavivar essa chama de amor de esperança que a Páscoa nos traz, para assim podermos viver em união, em paz e em harmonia com a natureza e com todos os irmãos em Cristo.
Feliz Páscoa a todos que me escutam. Que Cristo Ressuscitado abençoe você e sua família.
Leia a entrevista na íntegra: 1594 - 11/04/2022 - Páscoa
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
"Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis"
Os líderes da Pastoral da Criança escolheram a vida e decidiram, com amor e dedicação, colaborar para que as crianças, gestantes e famílias também tenham vida plena: 'Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância'" (Jo 10,10).
Páscoa é a ressurreição de Jesus Cristo, por isso os líderes continuam com o projeto de Jesus aqui na terra.
Dra. Zilda
“Que você sinta sempre em seu coração a alegria que a Páscoa traz, de renovação da fé, da vida e da esperança”.
Papa Francisco
"Queridos irmãos e irmãs, Cristo vive! Ele é esperança e juventude para cada um de nós e para o mundo inteiro. Deixemo-nos renovar por Ele!”