É com grande pesar que a Pastoral da Criança recebeu a notícia do falecimento do Arcebispo Emérito, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, na manhã deste sábado, 26 de agosto, em Londrinha (Paraná), onde residia.
D. Geraldo Majella esteve ao lado da Dra. Zilda Arns na criação da Pastoral da Criança em 1983. Na época, Arcebispo de Londrina, ele foi indicado pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para acompanhar o desenvolvimento da proposta de trabalho.
Co-fundador da Pastoral da Criança, dom Geraldo Majella Agnelo pensou em Florestópolis como local para implantar o projeto. O município, a 100 quilômetros de Londrina, tinha 14.700 habitantes e 74% deles eram boias-frias, que trabalhavam nos canaviais, colheitas de café e de algodão.
Na época, o município tinha o maior índice de mortalidade infantil do Paraná, 127 mortes para cada mil nascidos vivos – índice comparado, na época, com o registrado no nordeste brasileiro. Em um ano, o número de mortes de crianças caiu para 28 por mil. O sucesso da experiência fez com que ela começasse a ser difundida para as cidades vizinhas e depois replicada para todas as regiões do país. Da experiência em Florestópolis, a metodologia desenvolvida por Dra. Zilda ganhou o mundo. Hoje já alcança, além do Brasil, 11 países da América Latina, África e Ásia.
A Pastoral da Criança gostaria de, mais uma vez, agradecer o apoio constante e incessante e por todos os anos dedicados por Dom Geraldo à missão de levar vida em abundância para as crianças e famílias pobres e se solidariza com os familiares, rogando a Deus para
que sejam confortados na certeza da Ressurreição em Cristo e do retorno à casa do Pai.
Mais informações em: arquidiocesesalvador.org.br/nota-de-falecimento-cardeal-dom-geraldo-majella-agnelo/