1620 seguranca alimentar e nutricional

Acervo da Pastoral da Criança

Duas medidas de açúcar e uma de sal, misturadas em um copo de água: essa é a receita do soro caseiro. Uma ação simples, de baixo custo e facilmente replicada pelas famílias, que continua salvando milhões de crianças desidratadas ao redor do mundo. O soro caseiro se tornou um dos maiores legados da Pastoral da Criança, que a promove como uma campanha permanente, desde 1983.

Para evitar erros nas quantidades, a Pastoral da Criança utiliza uma colher-medida para o preparo. As colheres para preparar o soro (colher-medida), são distribuídas gratuitamente para as famílias, com crianças e gestantes. Para falar sobre este tema convidamos a Enfermeira Regina Reinaldin, da coordenação nacional da Pastoral da Criança.

ENTREVISTA COM: Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

1626 campanha do soro caseiro entrevistada regina reinaldin

Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

O que é e para que serve o soro caseiro?

O soro caseiro é feito com água, sal e açúcar e ajuda a combater a desidratação causada, principalmente, por vômitos e diarreia. Isso acontece porque a composição do soro é semelhante ao líquido que encontramos em nosso corpo. Dessa maneira, o sal e o açúcar funcionam como uma porta de entrada que leva a água e sais para o corpo.

Quais são os sinais de desidratação na criança?

A desidratação acontece quando a perda de líquidos é muito maior do que o ganho. A criança pode perder líquido pelo suor, urina ou fezes. Por isso, é preciso oferecer bastante água para evitar complicações. A criança está desidratada quando apresenta: os olhos fundos, a boca seca, a criança fica sonolenta e urina pouco e apresenta perda de elasticidade da pele.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1626 - 21/11/2022 - Campanha do Soro Caseiro

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Quando a criança deve ser levada imediatamente ao médico?

Se o bebê ou a criança vomitam o soro logo após terem tomado, elas não estão repondo o líquido que perderam. Assim, é preciso levá-las ao hospital o mais rápido possível. Para bebês que são alimentados exclusivamente com o leite materno, o uso do soro caseiro não é aconselhado. A indicação, em caso de vômito ou diarreia, é procurar imediatamente o médico.

Além de dar o soro caseiro, o que mais os pais devem fazer para evitar doenças diarreicas, viroses, vômitos e outros?

Ao longo de quase 40 anos as famílias acompanhadas pelos líderes voluntários da Pastoral da Criança receberam e recebem orientações de como preparar o soro em casa, com medidas de sal e açúcar. A Campanha do soro caseiro contou e conta com apoio da sociedade, empresas, governos e meios de comunicação. Os líderes entregam a colher-medida para as famílias poderem preparar o soro caseiro. Também, o hábito de lavar as mãos é muito importante. Ao fazer parte da rotina da família, o hábito de lavar as mãos previne muitas doenças.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1626 - 21/11/2022 - Campanha do Soro Caseiro (.PDF) 

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

Além de compartilhar os conteúdos de seus materiais educativos, a Pastoral da Criança também promove diversas campanhas com orientações preventivas e de baixo custo, que podem ser facilmente replicáveis pelas famílias.

 

Dra. Zilda

"Não podemos esquecer de por em prática as medidas de higiene para impedir a transmissão da gripe, especialmente lavar sempre as mãos."

Papa Francisco

“Que o seu grito se torne o nosso e, juntos, frequentemente, reina soberana para esconder a hipocrisia e o egoísmo”