Dengue é uma doença febril grave, causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti.
Não há transmissão da mulher grávida para o bebê, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além do fato de que a gestante está mais suscetível a desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, em populações vulneráveis como crianças ou idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa. O risco de gravidade e morte aumentam quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo que tratadas.
Prevenção:
Os casos de dengue têm aumentado, mas ações simples podem ajudar no combate ao mosquito e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa evitando água parada. Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Clique aqui e acesse a apresentação.