Crianças problemas organismoFelizmente a conscientização sobre a inclusão e acessibilidade às pessoas com necessidades especiais tem evoluído, porém ainda não é o ideal. Um dos maiores desafios é fazer com que a sociedade seja mais inclusiva.

Essa inclusão se inicia na família. Pais e familiares devem aproveitar as rotinas domésticas para criar formas de incluir a criança nessas atividades: a hora do banho, de trocar a fralda, da alimentação, de lavar roupa, das brincadeiras, conversas, entre outras.

Levando-se em conta as características que a criança apresenta, devem agir com ela e não no lugar dela. Executar ações pela criança pode parecer uma demonstração de carinho e proteção, mas é também um modo de atrasar o percurso que a leva à autonomia. Promover a independência dentro das atividades da vida diária de acordo com as necessidades específicas, é promover a melhor qualidade de vida.

Outro ponto fundamental é a inclusão social e escolar,  que é um  direito garantido por lei, portanto, dever de todos. Precisamos em conjunto lutar por esses direitos. 

 

É preciso, antes de tudo, buscar compreender cada família, valorizando suas práticas, ampliando seus conhecimentos sobre os cuidados e educação de suas crianças. Quando você, líder, incentiva, orienta e apoia isso, está colaborando para que essa criança não seja excluída e contribui para este desenvolvimento.

O tema da semana fala mais sobre o assunto. Caso não tenha lido ou ouvido, clique aqui.