A Pastoral da Criança, em parceria com o CEBI - Centro de Estudos Bíblicos, está elaborando Círculos Bíblicos com a ajuda do Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino.

Estes Círculos Bíblicos serão direcionados para os 130 mil líderes e equipes de coordenações da Pastoral da Criança que desenvolvem as Ações Básicas de Saúde, para que possam aprofundar os temas bíblicos que aparecem no dia-a-dia do trabalho nas comunidades.

Os 10 primeiros Círculos Bíblicos estão sendo publicados neste encarte especial do Jornal da Pastoral da Criança, de setembro de 2003, com um roteiro de como eles devem ser realizados. Os líderes deverão guardar este encarte e utilizar os Círculos Bíblicos conforme a programação do seu grupo.

Os Círculos Bíblicos não vão substituir os encontros bíblicos que já são feitos nas várias dioceses. Eles poderão ser utilizados conforme a necessidade e o planejamento local dos líderes da Pastoral da Criança, podendo atender também as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança.

Os Círculos Bíblicos podem ser realizados nas casas das pessoas ou em outros locais da comunidade, no início ou no encerramento de uma reunião. O importante é que ele seja preparado com a dedicação que as pessoas da Pastoral da Criança sempre têm com relação a Palavra de Deus.

Estão sendo elaborados 40 Círculos Bíblicos, subdivididos em 4 blocos, cada um com 10 círculos.

Primeiro Bloco: Aprendendo com Jesus, foi escolhido pelo fato de que em todo trabalho da Pastoral da Criança, Jesus sempre será o Mestre a ser imitado;

Segundo Bloco: Aprendendo com o Antigo Testamento;

Terceiro Bloco: Aprendendo com as Comunidades"; e o

Quarto Bloco: Saber cuidar das pessoas e do ambiente".