O que sentimos ao ouvir uma história? O que elas despertam em nós? O que despertam nas crianças? Como é importante na formação de uma criança ouvir muitas histórias! Escutar histórias é um momento mágico, de encanto, é também um incentivo para a criança aprender a ler e a falar corretamente.
Histórias contadas pela mãe, pelo pai, pelos avós, de noite na beira da cama, num dia de chuva, embaixo de uma árvore, numa rede gostosa. Histórias contadas para várias crianças numa roda. Essas histórias ficam para sempre e duram até a vida adulta.
Contar histórias despertam nas crianças a curiosidade. Querem saber como era antigamente? Como é agora? E como será no futuro? O contador deve se envolver com a história. Os bebês começam a prestar atenção nos gestos dos pais e procuram imitar os sons que os pais realizam na contação de histórias. Ao contar uma história o ambiente também precisa ser favorável, ser calmo, tranquilo, sentar-se no chão, aconchegar a criança no colo ou sentar-se perto. Contar histórias é uma bela oportunidade de aguçar e despertar a criatividade.
Quer saber mais sobre o assunto? Caso ainda não tenha feito, acesse o tema dessa semana clicando aqui.