nota falecimento marine ramosÉ com grande pesar que a Pastoral da Criança comunica o falecimento da Irmã Helena Arns. 

Natural de Forquilhinha, SC, Irmã Maria Helena dedicou toda a sua vida a serviço da educação e na promoção de crianças, jovens e mulheres, especialmente as mais vulneráveis.Foi conselheira geral, em Roma, por dois períodos de 4 anos. De 1974  a 1982, foi Diretora Geral do Colégio Santa Inês, de Porto Alegre, RS, bem como no início da fundação, e também atuou ,por 8 anos, como diretora geral no Colégio Santa Teresinha,em Santo Antônio da Patrulha, no RS.

Em Brasília, iniciou o projeto de catequese do ventre materno aos seis anos de idade, em parceria com a CNBB e com o apoio de sua irmã, Dra. Zilda Arns Neumann. Com a missão de transmitir um pouco da sua grande experiência de fé e vida às famílias que tanto precisam de orientação e carinho na educação de seus filhos na fé e no amor.

Ainda, desenvolveu um projeto de alfabetização de Jovens e adultos, para que todos tivessem o direito e dignidade de ler e escrever. Em toda a sua missão, dedicou-se especialmente para levar vida e autonomia e preservar os direitos fundamentais do ser humano. Trabalhou muito pela Pastoral da Criança e mobilizou milhares de famílias, no estado de Santa Catarina e sempre uma referência na educação das mulheres e da juventude, promovendo alfabetização para todos, especialmente para os mais vulneráveis da sociedade.

Que junto de Deus ela interceda por todos nós, especialmente pelas famílias da Pastoral da Criança.

A Pastoral da Criança gostaria de, mais uma vez, agradecer por todos os anos dedicados por Ir. Maria Helena à missão de levar vida em abundância para as crianças e famílias pobres e se solidariza com os familiares, rogando a Deus para que sejam confortados na certeza da Ressurreição em Cristo e do retorno à casa do Pai.