A 14ª Conferência Nacional de Saúde terminou domingo (dia 4) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF, com apresentação das Diretrizes discutidas em blocos temáticos e aprovadas na Plenária Geral por mais de quatro mil delegados que vieram de todos os Estados do Brasil.
Com o tema “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” o Ministro da Saúde Alexandre Padilha agradeceu a presença popular nas decisões da Conferência como marco importante para os desafios em termos de profundas desigualdades de gênero, de raça, de deficiência física e de pessoas do campo no acesso ao SUS.
O Ministro Padilha resumiu que o SUS tem que ter “qualidade e acesso”, mas, sobretudo, seja humanizado na prioridade da cada pessoa. “O SUS só é forte se reconhecer as diferenças”, ressaltou elogiando a participação dos delegados em defender o SUS público em defesa da vida.
Pela Comissão organizadora o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança Clóvis Boufleur fez a leitura do relatório das 14 Diretrizes propostas e aprovadas com sucesso no relatório final para um sistema que respeite as diferenças e atenda com qualidade as necessidades específicas de cada pessoa e de cada povo.
O agente de Saúde Ivo Ferreira de Santana de Simplício Mendes-PI, disse que a Conferência foi proveitosa porque as discussões focaram bem o controle social, o financiamento e a sensibilidade do usuário no Sistema Único de Saúde.
A Pastoral da Criança em comunhão com todas as Pastorais Sociais participou, hoje, da Missa celebrada na “Sala das Laranjeiras” para enfatizar a Campanha da Fraternidade de 2012, sobre a Saúde Pública “para que a saúde se difunda sobre a terra (Eclo.38.8)”.
A celebração contou com a presença dos líderes delegados das pastorais na Conferência, do Secretário Executivo da CF/2012 Pe. Luis Carlos Dias, do representante da Comissão Família e Vida Pe. Rafael, da Pastoral Carcerária Pe. Gianfranco Graziola, da Pastoral da Saúde Sebastião Venâncio, do ex coordenador da Pastoral da Saúde, o médico cirurgião André Luis Oliveira e o Ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Para o Pe. Graziola a celebração com todas as pastorais sociais dentro da Conferência transcorreu ao tema do Advento e do Natal. Tema da vida que se encarna na criança e no tema da saúde pública para que todo brasileiro tenha acesso a saúde mental, ao ambiente e alimentação saudáveis. “Temas que perpassam a presença do cristão e da Igreja dentro da conferência. É Jesus presente hoje”, afirmou o padre.
Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)
Ação Comunicação Popular
Veja também:
Carta da 14ª Conferência Nacional de Saúde à sociedade brasileira