A médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, falecida aos 75 anos no dia 12 de janeiro último, vítima do violento terremoto que atingiu Porto Príncipe, capital do Haiti, será homenageada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, nesta terça-feira (30), às 19 horas, com exposição de fotos.



A mostra acontece no Espaço Fotográfico Centro de Memória, localizado no térreo do Palácio Domingos Martins, sede do Legislativo estadual. A iniciativa é do presidente da Comissão de Cultura e Comunicação Social, deputado Cláudio Vereza (PT).

São 16 fotos de Antônio Carlos Sessa Neto (Tonico), registradas, como informou, por ocasião da vinda da drª Zilda Arns ao Estado, em 2004. Na ocasião a sanitarista recebeu o título de cidadã espírito-santense por seu trabalho humanitário como fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 1983, a pedido da CNBB, Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Magela, Cardeal Arcebispo Primaz de Salvador, na Bahia, que na época atuava como Arcebispo de Londrina.

Presente em todos os estados brasileiros e em mais de 20 países, a Pastoral da Criança conta com mais de 240 mil voluntários capacitados, atuando em 40.853 comunidades em 4.016 municípios. Acompanha, anualmente, mais de 95 mil gestantes e mais de 1,6 milhão de crianças  pobres menores de seis anos.
Em 2004, a drª Zilda recebeu da CNBB oputra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 190 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários.

A mostra pode ser vista diariamente, das 8h às 19h, no Espaço Fotográfico Centro de Memória até o dia 30 de abril.