A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, morta recentemente no terremoto do Haiti, será a homenageada da Segunda Caminhada pela Paz, que será realizada hoje em Garanhuns, no Agreste do Estado.
A iniciativa do evento, que é realizado junto com outras igrejas, é da Diocese de Garanhuns, através da Pastoral da Criança, ONG criada por Zilda Arns para combater a desnutrição. A saída está marcada para as 8h, do Largo da Colunata, no Centro. O cortejo será animado por bandas marciais e por um trio elétrico com o Grupo Halleluyah.
A primeira parada será em frente à Catedral de Santo Antônio, onde haverá reflexão, com o padre Aluísio Coleta, sobre o tema A paz começa em casa. A segunda parada acontece na Praça Souto Filho (a da fonte luminosa). O pastor Fabiano vai falar sobre o tema A paz é fruto da Justiça. A caminhada segue para a Esplanada Guadalajara, onde será realizado o terceiro momento de reflexão, desta vez com o tema A cidade pela paz.
Também haverá apresentação da banda do Colégio Diocesano e do grupo teatral São Sebastião, que abordará a problemática da violência doméstica. A programação conta ainda com louvores do pastor Gleidson e com show do padre Lourenço.
De acordo com a coordenadora da Pastoral da Criança em Garanhuns, Maria Gorete Prohmann Tschoeke, o objetivo do evento é trabalhar a paz dentro e fora de casa. “Sentimos a necessidade de fazer uma conscientização na nossa cidade. Por isso estamos juntos, com respeito às diferenças, mas com o mesmo ideal. A paz pode ser construída, depende de cada um de nós”, enfatiza Maria Gorete. Os organizadores pedem que os participantes usem roupas e bandeiras brancas.
A Pastoral da Criança desenvolve ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica. Todo trabalho tem como base a solidariedade. Os voluntários, geralmente membros da própria comunidade, acompanham as famílias assistidas e procuram orientar sobre seus direitos e deveres.
Fonte: Jornal do Commercio(Recife) – Capa Dois – 03/03/2010 – Pág. 2