A Câmara analisa o Projeto de Resolução 219/10, dos deputados Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que cria a medalha de honra ao mérito "Dra. Zilda Arns", a ser concedida a pessoas atuantes na defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso.
A médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora e coordenadora das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, foi uma das vítimas do terremoto no Haiti em janeiro de 2010.
O objetivo da medalha é homenagear aqueles que atuam no combate ao analfabetismo, à mortalidade, à prostituição infantil, à desnutrição e à violência. O projeto estabelece que a medalha será estampada com o símbolo da Pastoral da Criança e entregue anualmente a cinco escolhidos, em 25 de agosto, data do nascimento da médica.
Segundo Biscaia, a figura de Zilda Arns não pode ser esquecida, "sobretudo porque sua maior obra continuará certamente sendo conduzida por pessoas tão envolvidas em sua execução quanto ela".
Zilda Arns foi homenageada pelo Congresso Nacional em 2005, quando recebeu o Diploma Mulher Cidadã Berta Lutz.
Tramitação
A proposta será examinada pela Mesa Diretora e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, será votada pelo Plenário.
Fonte: Paraíba Online – 08/03/2010