Quando o bebê que nasceu prematuro recebe alta hospitalar, geralmente, a mãe sente ansiedade e insegurança por ter que assumir a responsabilidade de cuidar sozinha da criança, pois compara seus cuidados ao tratamento especializado que o bebê recebeu no hospital.
É importante lembrar que o bebê recebeu alta porque já está mais maduro e que são esses cuidados que aproximarão mãe e filho.
Quando o bebê chega em casa, muitas pessoas vão querer visitá-lo e alguns cuidados são importantes, como:
• Evitar contato com pessoas resfriadas ou com gripe;
• Limitar o tempo e número de visitas;
• Deixar a casa arejada;
• Pedir que as visitas lavem as mãos antes de pegar o bebê;
• Impedir que se fume dentro de casa.
Mas tenha calma, não é preciso colocar o bebê em uma redoma de vidro. Afinal, as visitas são importante fonte de estímulo e socialização do bebê e na ajuda que a mãe, por ventura, precise. O apoio da família e amigos é sempre positivo, educativo e encorajador. Observe que o prematuro é mais sonolento e precisa ser acordado para mamar. O bebê prematuro também mama mais devagar e se cansa rapidamente. Então, é necessário interromper a amamentação para que ele descanse e depois ele volte a mamar.
A mãe pode e deve manter seu bebê no colo, pois o calor gerado e transmitido pelo corpo da mãe em contato com o bebê, favorece a manutenção da temperatura da criança que ainda não tem maturidade suficiente para manter-se aquecida.
Líder, lembre-se também de conversar com a mãe sobre os sinais de perigo para o bebê menor de 2 meses.
Leia também:
Exames da gestante
Gravidez na adolescência
Parto normal ou cesárea?