Ser responsável por alguém nunca fez tanto sentido quanto no instante em que pai e mãe ouviram o primeiro choro do bebê logo em seguida do parto. A cada suspiro, a cada choro de manha ou de joelho ralado, e tantos outros momentos em que pais e filhos estarão conectados por laços invisíveis, porém fortes e duradouros; são fundamentais e contribuem para o desenvolvimento saudável e feliz. Pensando neste contato físico de afeto e cuidados com os pais logo após o nascimento, originou-se um método conhecido por Canguru, que tem evidenciado diversas contribuições para o recém-nascido prematuro de baixo peso. O contato pele a pele, no Método Canguru, começa com o toque e vai evoluindo até a posição canguru. Inicia‑se de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Esse método permite uma maior participação dos pais e da família nos cuidados neonatais. Acompanhe a entrevista com a Luciane Favero, Enfermeira de cuidados intensivos no Complexo do Hospital de Clínicas - UFPR, e entenda o método canguru e seus inúmeros benefícios.
Quais são os benefícios que o Método Canguru pode trazer para o bebê?
Programa de rádio Viva a Vida
1563 - 06/09/2021 - Método Canguru
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Como vantagens do Método, existe o aumento do vínculo entre mãe e filho. Ele reduz o tempo de separação dessa família com esse bebê, dessa mãe com esse filho, desse pai com esse filho. O Método Canguru propicia uma melhor qualidade no desenvolvimento neurocomportamental justamente porque traz a questão do afeto, a questão do carinho, do toque feito pela mãe, feito pelo pai a esse bebê; ele estimula o aleitamento materno; permite que esse bebê tenha controle melhor da sua temperatura corporal; ele favorece a estimulação sensorial adequada desse bebê; contribui para a redução do risco de infecção hospitalar; propicia um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde e isso acaba trazendo confiança dos pais para o manuseio desse filho, principalmente após a alta hospitalar.
E quais são as recomendações para o Método Canguru durante a pandemia de Covid-19?
Luciane Favero
Por questões de isolamento social, muitas unidades têm restringido a entrada desses familiares nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais, permitindo apenas a entrada do pai e da mãe. Os pais devem permanecer de máscara dentro desse ambiente; devem fazer a adequada higienização das mãos; e, se eles estiverem com sintomas respiratórios, são aconselhados a não visitar os seus bebês. Outra questão é a recomendação para os cuidados com relação ao número de visitas que esse bebê deve receber após a alta hospitalar, justamente para evitar o risco de contaminação e de aquisição da Covid-19 por circulação do vírus, pelo elevado número de pessoas no mesmo ambiente.
Que tipo de risco a Covid-19 oferece para os bebês prematuros?
Como esse bebê nasceu precocemente, seu sistema imunológico ainda está imaturo, ainda é prematuro. O bebê ainda vai precisar receber vacinas para que possa produzir anticorpos para combater as infecções. E tudo isso leva um tempo. Além disso, o sistema respiratório desse bebê também é um sistema imaturo. Essas condições se agravam ainda mais quando uma infecção está envolvida nesse processo, levando essa criança a condições críticas e podendo culminar, inclusive, com a perda da sua vida.
Leia a entrevista na íntegra: 1563 - O Método Canguru (.PDF)
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”
A Pastoral da Criança se preocupa muito com o desenvolvimento saudável dos bebês e com os cuidados pós parto também, e reconhece que bebês prematuros precisam de atenção e cuidados redobrados. Além das visitas domiciliares feitas pelos líderes, foi lançada a campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro” em 2009, fazendo um esforço para combater mitos e informar a população sobre os riscos de bebês dormindo de bruços ou de lado, principalmente prematuros.
Dra. Zilda
“Quando você ensina as mães e famílias a cuidarem melhor dos filhos, você está construindo um mundo melhor, mais justo e fraterno para essas crianças.”
Papa Francisco
"Um objetivo de todos os dias: transmitir um pouco da ternura de Cristo a quem
mais precisa”