Foto: Victor Ramos
Os bebês prematuros tem sido cada vez mais comuns, devido a cesarianas e alguns hábitos dos pais, além de fatores genéticos. Apesar de todo o apoio médico e tecnológico, os riscos ainda são grandes e é preciso muito cuidado tanto com a mãe quanto com o bebê nesses casos.
Para falar sobre isso, a Regina Reinaldin, Enfermeira da Pastoral da Criança, deu algumas dicas e avisos sobre bebês prematuros e como garantir a segurança dele.
Regina, quando um bebê é considerado prematuro, explica para gente?
Programa de rádio Viva a Vida
1395 - Cuidados com o prematuro - 25/06/2018
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Prematuro é um bebê que nasce antes dos 9 meses, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação.
Quais são os direitos da mãe ou da família que tem um bebê prematuro, Regina?
Após o nascimento o bebê prematuro, pode precisar passar Dias, semanas, ou até mesmo meses na UTI Neonatal. A maternidade deve garantir o acesso livre dos pais, e incentivar a permanência deles no setor da UTI Neonatal para o contato direto com o seu filho, com a sua filha.
Regina quais são as principais dificuldades do bebê prematuro?
São dificuldades respiratórias, complicações no coração, paralisia cerebral, complicações de visão, de surdez, anemia, refluxo, e infecções no intestino.
Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança
Qual a importância do leite materno para o bebê prematuro, Regina?
O Leite produzido pela mãe do recém-nascido prematuro nas primeiras 4 Semanas pós-parto, contém maior concentração de nitrogênio, proteínas, lipídeos totais, ácidos graxos, vitamina A, D e E, cálcio, sódio e uma seleção de propriedades anti-infecciosos. Uma das grandes dificuldades o prematuro em relação à amamentação, é a falta de reflexo e força para sugar, mesmo assim apesar de nem sempre poder mamar diretamente no peito logo que nasce, o bebê não deve ser de forma alguma, privado do leite materno.
Leia a entrevista na íntegra: 1395 - Entrevista - Bebês que nascem prematuros (.PDF)