1528-reis-magos-texto-auxiliar

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Folia de Reis, Festa de Santos Reis ou reisado, são denominações dadas às expressões de relembrar a jornada dos Reis Magos que vão ao encontro do Menino Jesus. É uma manifestação da tradição cristã, trazida pelos portugueses, mas também cultural que se mantém viva em muitas regiões do Brasil. E o mais interessante é que é uma tradição, e como tal, passa de pai para filhos, como uma grande irmandade que agrega pessoas de todas as idades, classes e culturas, porque a festa representa a alegria dos magos ao visitar o Menino Jesus ao nascer.

A alegria dessa festa, com pessoas cantando pelas ruas, visitando as casas e levando a boa nova do nascimento de Jesus, através de orações e preces; e a gratidão das pessoas visitadas vem em forma de doação. Assim acontece com os Pequenos Reis Magos, a campanha realizada no Brasil com crianças da catequese, que visitam as famílias com músicas, preces e bênçãos, e recebem doações que são enviadas para a missão da Pastoral da Criança em países mais pobres.

A alegria do encontro das pessoas nessas diferentes manifestações, nos remete ao que o Papa Francisco nos pede na Evangelli Gaudium quando fala da Igreja em saída, que vai ao encontro. Ir ao encontro que dá alegria, porque “cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”.

É com esse espírito missionário, de alegria, que os líderes das Pastoral da Criança vão ao encontro das famílias, louvando e agradecendo pela oportunidade de levar a Boa Nova para que mais crianças tenham vida e vida plena.