Acervo da Pastoral da Criança
A campanha Pequenos Reis Magos é uma iniciativa da Pastoral da Criança Internacional e tem como objetivo despertar a solidariedade e o espírito missionário das crianças e adolescentes da Catequese e também da Infância e Adolescência Missionária.
As crianças do Brasil, a partir da conscientização da situação de vulnerabilidade das crianças de outros países mais pobres, visitam as famílias, abençoam seus lares e também conseguem recursos para o desenvolvimento das ações da Pastoral da Criança nesses países. Como diz o lema da campanha, “Guiados pela estrela, levemos vida plena às crianças que hoje nascem", essa experiência ainda na iniciação à vida cristã é um testemunho concreto de que o Natal pode chegar com mais esperança às famílias de outros países tão sofridos.
ENTREVISTA COM: Léo Marcelo Plantes Machado, coordenador da Animação Bíblico-Catequética, da Diocese de São José dos Pinhais, Paraná - Regional Sul 2 da CNBB.
O que levou os reis magos a fazerem esta viagem para Belém, lugar do nascimento de Jesus?
Léo Marcelo Plantes Machado, coordenador da Animação Bíblico-Catequética, da Diocese de São José dos Pinhais, Paraná - Regional Sul 2 da CNBB.
Foi a busca do Messias, Aquele que dá sentido, Aquele que ilumina as trevas, como o povo dizia no Antigo Testamento. Eles partem, então, nessa missão de encontrar esse Menino que havia de nascer e O encontram, então, numa grande gruta, que também é aberta, não é uma gruta fechada. Esses reis se encontram ali com o pequeno Menino Jesus, também se encontram com os pastores, com José e com Maria. Então, essa é a integração, numa verdadeira sinodalidade, uma verdadeira missão. Uma gruta aberta para o mundo.
Inspirada no texto do evangelho, nasceu a campanha Pequenos Reis Magos. Quais são os objetivos dessa campanha?
Além de realizar um momento de evangelização com as famílias, apresentando, então, a realidade dos países que são atendidos pela Pastoral da Criança Internacional, que têm suas dificuldades. É o momento de fazermos uma visita às famílias, ao comércio, à região das nossas comunidades e que a gente leve uma mensagem de esperança do nascimento de Jesus e que também a gente possa falar sobre essa realidade dos outros países e que, com a colaboração daquela visita que fazemos e onde também abençoamos a casa, marcamos na porta, deixamos sinal da nossa esperança daquele Jesus que vem e a família também colaborar com pequenos gestos que, somando com outras casas, vai se transformar num gesto solidário de ajuda à Pastoral da Criança Internacional.
Sabemos que cada diocese encontra formas de motivar a realização da Campanha. Léo, como acontece essa motivação na Diocese de São José dos Pinhais?
Programa de rádio Viva a Vida 1685 - 08/01/2024 - Campanha Pequenos Reis Magos
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Na Diocese de São José dos Pinhais, nós incorporamos essa Campanha dentro do itinerário catequético na quinta etapa que nós temos na catequese, chamada, então, a etapa dos crismandos que vão receber o sacramento da confirmação no próximo ano, ou seja, no ano que vem. Já no final dessa etapa, em novembro, dezembro, eles têm os encontros que são preparados pela equipe diocesana da catequese, que prepara o roteiro para as famílias. As famílias são chamadas para o encontro catequético, onde é explicado a campanha, explicado o que vai acontecer, isso, na comunidade e os adolescentes é que são responsáveis, no caso os crismandos, são responsáveis por esse projeto nas comunidades, junto com os catequistas. Também entram outras crianças, às vezes, das outras etapas que acabam também aderindo e também a Adolescência Missionária também ajuda. Mas, na verdade, é um protagonismo que a gente tem colocado que os adolescentes possam ser responsáveis, que levem a estrela, eles que vão receber a confirmação e possam, então, mostrar caminhos dessa Igreja que sai, que visita. Muitas comunidades se organizam antes, fazendo a motivação. Agora, nas nossas paróquias está sendo anunciado. Algumas fazem escala de visitas, algumas dividem por quarteirões, por ruas a visita. Outras vão aleatórias nas visitas, marcam um dia e vão às casas. Temos diversas maneiras de realizar isso nas paróquias da diocese. Mas o objetivo mais forte é, na verdade, estar já fazendo parte, então, dentro do mês de novembro inteiro com a temática, o tema gerador da catequese é “o outro é importante”. A partir disso, sabendo, então, que nós podemos fazer na nossa comunidade, aqui, para ajudar os outros. É explicado sobre o que é a Pastoral da Criança. É explicado sobre a Pastoral da Criança Internacional. Tem os roteiros dos encontros com os catequistas da quinta etapa, preparam e falam com os seus adolescentes. Também o encontro das famílias como já mencionei, e depois na própria comunidade é feita a motivação para esse trabalho.
Leia a entrevista na íntegra
1685 - 08/01/2024 - Campanha Pequenos Reis Magos
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
A Campanha Pequenos Reis Magos leva uma mensagem de amor, esperança e uma bênção para as famílias visitadas. Por isso, apoie essa iniciativa em sua diocese, paróquia ou comunidade e nos ajude a levar Vida e Vida em Abundância para as famílias acompanhadas.
Dra. Zilda
“Feitas com amor, as visitas são bênçãos que ajudam na construção da paz”.
Papa Francisco
“Os Reis Magos nos mostram lugares onde encontrar o Senhor"