Acervo da Pastoral da Criança
Foram quase 200 paróquias de 30 Arqui/dioceses, onde as crianças, adolescentes e jovens, juntamente com os catequistas, assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM), famílias dos catequizandos, líderes e coordenadores da Pastoral da Criança saíram às ruas para abençoar os lares e levar uma palavra de alegria às famílias visitadas.
Na missão, pedem uma contribuição para ajudar nas ações da Pastoral da Criança Internacional junto aos países onde atua, a exemplo de Moçambique, Guiné-Bissau, Bolívia, Venezuela, dentre outros.
Na Festa da Epifania, também se comemora o dia de Reis, onde guiados pela estrela, foram ao encontro do menino Jesus. Os pequenos reis magos, com base nessa experiência, e motivados pela missionariedade e solidariedade trabalhadas durante a catequese, vivenciam na prática, o lema da campanha, Guiados pela estrela, levemos vida plena às crianças que hoje nascem.
Essa vivência também é um reforço que está em sintonia com o que diz o Novo Diretório para a Catequese no número 33: “A ação missionária é o primeiro momento para a evangelização.”
ENTREVISTA COM: Valdecy Lima Virtuoso, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança de Guarapuava, Estado do Paraná.
Valdecy Lima Virtuoso, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança de Guarapuava, Estado do Paraná
Como é o processo de mobilização na diocese para a realização da Campanha Pequenos Reis Magos?
No início do segundo semestre nos reunimos com as coordenadoras paroquiais da Pastoral da Criança para articularem em suas paróquias a Campanha Pequenos Reis Magos, conversando com o pároco, conversando com as catequistas, pois isso é fundamental para que a Campanha aconteça. Também não podemos esquecer que é importante avisar o bispo diocesano para aderir à Campanha junto conosco. E em algumas paróquias aqui em nossa diocese já tem no calendário, no planejamento anual as datas da Campanha.
Que material é necessário para realizar a Campanha Pequenos Reis Magos?
Cada um usa de sua criatividade. A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança disponibiliza santinhos e cartazes que são deixados nas casas que são visitadas. E também, conforme a possibilidade e realidade de cada comunidade, os próprios líderes também ajudam as catequistas e demais envolvidos para confeccionar as roupas e os acessórios para os Reis Magos realizarem as visitas às famílias. E no aplicativo Pastoral + gestante, e no site da Pastoral da Criança também estão disponíveis todas as dicas de como se realizar a Campanha passo a passo. Os líderes, as coordenadoras estão à disposição para apoiar e ajudar no que for preciso. O ano catequético é encerrado com chave de ouro, visitando, rezando, abençoando as famílias da comunidade. E também ajudando com o pouco que cada um doa, ajudando as crianças necessitadas de outros países.
ENTREVISTA COM: Doracy Penteado, Coordenadora da Catequese do Decanato Centro, da Diocese de Guarapuava, Estado do Paraná.
Doracy Penteado, Coordenadora da Catequese do Decanato Centro
O que a Campanha Pequenos Reis Magos tem a ver com as crianças, adolescentes e jovens da catequese e como eles são motivados a participar?
A Campanha Pequenos Reis Magos tem tudo a ver com a catequese de iniciação à vida cristã de crianças, adolescentes e jovens, pois os mesmos são incentivados por seus catequistas à vivência dos valores cristãos, sendo discípulos missionários de Jesus Cristo. Ao saírem vestidos de Reis Magos, os catequizandos levam aos lares visitados alegria, fé, amor ao próximo e bênção.
Como é a preparação dos catequizandos para a Campanha?
Programa de rádio Viva a Vida 1632 - 02/01/2023 - Campanha Pequenos Reis Magos
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Desde o mês de novembro já iniciamos a divulgação, preparação, conscientização e incentivo para que todos os catequizandos se sintam motivados a saírem em missão visitando as famílias para arrecadar recursos a serem enviados às crianças e jovens dos países mais pobres. A comunidade também é motivada a receber os Pequenos Reis Magos e colaborar na mudança da realidade dos mais necessitados. Assim, todos exercem a solidariedade e o cuidado com o próximo. Antes de saírem em missão, os catequizandos são enviados e abençoados em uma missa da comunidade.
ENTREVISTA COM: Padre Jomelito Ferreira Melo, da Arquidiocese de Brasília, Distrito Federal.
Padre Jomelito Ferreira Melo, da Arquidiocese de Brasília, Distrito Federal
Qual é a importância do pároco acolher a Campanha Pequenos Reis Magos na sua paróquia?
Qualquer campanha na paróquia, para que ela dê certo, o pároco tem que abraçar essa campanha. Então é muito importante o pároco acolher bem a Campanha Pequenos Reis Magos. Entender a importância da Campanha e motivar a sua comunidade para que ela abrace a Campanha Pequenos Reis Magos. Então, o padre, ele tem um papel fundamental em todas as campanhas da Igreja.
O que fica como contribuição para as crianças, adolescentes e jovens que realizam a campanha Pequenos Reis Magos?
As crianças, adolescentes e jovens e também os adultos que se envolvem na Campanha Pequenos Reis Magos criam uma consciência missionária muito grande, uma consciência também de solidariedade, de fraternidade e de caridade para com as outras pessoas. Essa é a maior contribuição que esses jovens recebem. São jovens, crianças, adolescentes que amam verdadeiramente o próximo.
Leia a entrevista na íntegra: 1632 - 02/01/2023 - Campanha Pequenos Reis Magos (.PDF)
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
A campanha Pequenos Reis Magos do Brasil tem como objetivo arrecadar recursos para as crianças em situação de vulnerabilidade por meio da ação da Pastoral da Criança Internacional. Venha nos ajudar nessa missão fazendo parte da campanha.
Dra. Zilda
“Assim, unidos, somando esforços, continuamos a fortalecer essa rede de solidariedade humana, a serviço da vida e da esperança”.
Papa Francisco
"Faz-nos bem sair de nossos limites, pois é típico do coração de Deus transbordar de misericórdia, espalhando a sua ternura".