1319 soro casseiro cpf

Foto: Marcello Caldin

Duas medidas de açúcar e uma de sal, misturadas em um copo da água: essa é a receita do soro caseiro. Uma ação simples, de baixo custo e facilmente replicada pelas famílias, que continua salvando milhões de crianças desidratadas ao redor do mundo. O soro caseiro se tornou um dos maiores legados da Pastoral da Criança, que a promove como uma campanha permanente, desde 1983.

“Nós acompanhamos um menino que, desde bem pequeno, sempre foi bem participativo e estava em todos os eventos. Em uma Celebração da Vida, em que estávamos falando sobre o soro caseiro, ensinando as mães a preparar e como dar para os filhos, ele saiu lá do fundo e veio dizendo: ‘Tia, eu sei como fazer o soro’. Então, nós demos para ele a água, o açúcar, o sal e a colher-medida e, enquanto preparava, ele ia dizendo certinho como é que tinha de fazer”, relembra Zenilda do Nascimento Alcides, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Lorena (SP).

Dra. Zilda

“Você já pensou que maravilha viver numa casa, numa comunidade, onde todos se entendem, se acolhem, se amam e se perdoam? Isso é possível!“

Papa Francisco

“A família é um elemento essencial para todo e qualquer progresso humano e social sustentável”.

“Esse dia se tornou mais que uma Celebração da Vida, foi uma roda de conversa com todas as mães e, também, com as crianças que estavam ali. Muitas vezes, nós achamos que as crianças não gravam o que falamos, que elas só estão brincando, mas não é verdade. Só ver por ele, que com seus 5 anos, já sabia todos os passos. E ele aprendeu, em uma visita que tínhamos feito na casa da família”, completou a coordenadora.

Zenilda lembra que os voluntários precisam se adaptar à realidade das famílias: “Além da importância do soro, nós ensinamos como preparar e, muitas vezes, só dizemos que tem de ser uma água filtrada, mas muitos nem tem. Então, temos de ser condizentes com a realidade que temos, se não há a água, diga primeiro como filtrar, por exemplo. Entregue a colher-medida para as mães, até mesmo para aquelas que ainda não participam da Pastoral, esse primeiro contato antes do convite, pode ser pelo soro caseiro. É uma informação tão importante, tão simples e que salva tantas vidas.”

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

A campanha permanente do Soro Caseiro, promovida pela Pastoral da Criança, no Brasil e nos demais 17 países em que atua, tem como objetivo acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, assim como “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, metas propostas pelo 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS).