meioambiente1549

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

As crianças são muito curiosas e os acidentes na infância, principalmente os domésticos, são comuns e merecem uma atenção especial dos pais ou de quem cuida delas. A ONG Criança Segura ressalta que “acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 3.300 meninas e meninos morrem por esse motivo e outras 112 mil crianças são internadas em estado grave’’. Para evitar que tais acidentes ocorram, a Pastoral da Criança conversou com Paula Bueno, da ONG Criança Segura, que fez algumas orientações sobre o que cada um pode fazer em casa.

“Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou.” ( Marcos 9.36-37)

Devido a pandemia do coronavírus, as crianças permanecem mais tempo em casa. Muitos pais estão trabalhando de modo remoto. Apesar de estarem em casa não têm tempo de supervisionar as crianças. Como lidar com essa situação?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1552 - 21/06/2021 - Prevenção de acidentes na infância


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

A supervisão é essencial para evitar acidentes com as crianças e, diante desse cenário do trabalho home office, nós orientamos que deixe sempre a criança no mesmo espaço em que se encontra um adulto, para que ele possa estar sempre de olho. E para ajudar nessa missão para prevenir acidentes domésticos temos o e-Book Casa Segura, que foi lançado recentemente pela Criança Segura. O e-Book encontra-se no site da Criança Segura, criancasegura.org.br, em publicações.

Que cuidados é preciso ter com medicamentos e produtos de limpeza?

Guarde tanto medicamentos quanto produtos de limpeza em locais fechados e longe do alcance das crianças. É necessária a mesma atenção com os produtos de higiene, os quais também podem causar uma intoxicação. Nunca falar para as crianças que o medicamento é doce, que isso leva a criança a pensar que o remédio não é perigoso, ou que ele é gostoso, o que faz com que ele fique mais atrativo. Também manter os produtos tóxicos em suas embalagens originais para não confundir as crianças.

Que cuidados os pais devem ter com as crianças na cozinha?

veroni medeiros

Paula Bueno

É muito importante manter as crianças afastadas tanto da cozinha quanto do fogão. Algumas orientações: sempre manter as panelas com o cabo para trás para evitar que as crianças possam derramar os alimentos e cozimentos sobre elas; evitar carregar as crianças no colo enquanto mexe nas panelas do fogão, ou manipula algum líquido quente; ter atenção quando o forno estiver aquecido para que a criança não apoie as mãos nele, pois devido as crianças terem uma habilidade limitada para reagir ao perigo, diferente de nós, adultos, se colocarmos a mão em algo quente sabemos que vai queimar e tiramos, já a criança deixa lá até queimar.

Como a família e a comunidade podem ajudar a prevenir acidentes domésticos com as crianças?

Noventa por cento dos acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção e todos podem ajudar seguindo todas as orientações que falamos e mantendo a supervisão, sempre.

 

(MENSAGEM) Irmã Veneranda da Silva Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.

Como a Pastoral orienta as famílias sobre a prevenção dos acidentes domésticos nesse período de pandemia?

Já diz o velho ditado: com criança, todo cuidado é pouco! Por isso, é preciso estar sempre alerta. Devemos prestar atenção em todos os ambientes, internos e externos da casa, e identificar o que pode significar um perigo de acidente doméstico para as crianças. Isso se chama agir de forma preventiva. Você sabia que noventa por cento dos acidentes domésticos podem ser evitados? A prevenção de acidentes está ao alcance de todos. O Aplicativo Visita Domiciliar da Pastoral da Criança oferece muitas dicas de como podemos agir em prol da segurança das crianças. Baixe agora o aplicativo Visita Domiciliar no seu tablet ou celular e receba as orientações que a Pastoral da Criança tem para você. Os pais devem sempre explicar para seus filhos, os perigos de acidentes que podem ocorrer dentro e fora de casa. Neste período de pandemia do Novo Coronavírus, como as crianças estão sempre em casa, devemos prestar ainda mais atenção, para que elas não sofram nenhum acidente e possam crescer felizes e com saúde.

 

(TESTEMUNHO) Fabiana Yva Poty Pires, da Pastoral da Criança da Aldeia Indígena Taquari, no Município de Eldorado, São Paulo.

Como vocês fazem o trabalho de prevenção de acidentes com as crianças indígenas?

Todos da aldeia participam dos cuidados das crianças, dos bebês e dos mais velhos. A chegada da Pastoral na aldeia ajudou bastante, deu mais força para a comunidade toda. E a gente está sempre alertando as mães dos cuidados que elas devem ter.

Leia a entrevista na íntegra: 1552 - Prevenção de acidentes da infância (.PDF) 

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”

A Pastoral da Criança forma brincadores, através dos líderes, para promover brincadeiras saudáveis para o desenvolvimento das crianças. Ele não precisa ir na capacitação guia, apenas na celebração da vida e basta morar perto das comunidades que pretende atender. Existem também brinquedistas em algumas comunidades, mas esses em menor número, mas o esforço para aumentar ambos é constante na Pastoral, para assim garantir uma vida saudável e de bem estar para crianças e, consequentemente, para a comunidade.

Dra. Zilda

“É preciso educar para o trânsito. Ensinar as crianças a atravessarem a rua, que elas têm de olhar para um lado e depois para o outro, tomar cuidado que pode vir um carro que pode machucá-las”

Papa Francisco

"Você e eu podemos fazer da Terra um lugar mais bonito