Acervo da Pastoral da Criança
O período de férias é um momento destinado para diversão e descanso em família, mas alguns cuidados são importantes, pois quem tem criança em casa sabe que elas querem aproveitar ao máximo.
As crianças precisam descansar e brincar à vontade, sempre com supervisão e cuidado dos pais ou de quem cuida delas, uma vez que inúmeros fatores de risco à saúde e segurança das crianças dentro e fora de casa são muito mais frequentes nesta época do ano.
Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS, da cidade de São Paulo, Capital.
ENTREVISTA COM: Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS, da cidade de São Paulo, Capital.
Como as famílias podem se organizar no período de férias escolares?
As famílias podem se organizar no período de férias na rede de apoio familiar. É interessante também que se monte um grupo das famílias que sejam da escola, que sejam do bairro e que possam se revezar, se apoiar mutuamente. Então, as redes de apoio entre as famílias, além de aproximar, ter laços comunitários de amizade, é muito produtivo também para as crianças que vão conviver com outras crianças e assim se desenvolverem, brincarem e estimular aí os laços afetivos.
Como os pais, familiares e cuidadores podem ajudar a evitar acidentes com as crianças?
A principal forma de você evitar os acidentes, é tornar o entorno seguro e protetor. Então, o que é importante? É fazer uma operação pente fino na casa. Ver banheiro, cozinha, área de serviço, que são os locais mais perigosos. Quais são os riscos de acidentes? Os quartos, a questão dos móveis, as janelas, as escadas. E também a operação pente fino nos brinquedos. Os brinquedos vão se deteriorando ao longo do uso. Por isso, é importante sempre estar revisando. Então, a preparação do ambiente vai ser fundamental.
Como prevenir a sufocação?
Então, até os 3 anos, tomar muito cuidado com as roupas que colocam que não tenham adereços. Deixar o berço sem bicho de pelúcia, sem protetor, sem travesseiro. Tomar muito cuidado com pedaços pequenos de alimentos que são ofertados para as crianças. Também não alimentar a criança com veículo em movimento. Tomar muito cuidado com botões, grãos, qualquer brinquedo que tenha peças pequenas. Tomar muito cuidado com cortinas, que tenham aqueles cordões também, e roupas que tenham cordões, cadarços, que a
criança possa vir a se sufocar.
Programa de rádio Viva a Vida 1682 - 18/12/2023 - Cuidados com a saúde e segurança das crianças nas férias escolares
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Que cuidados é preciso ter na relação criança e água?
Tem que lembrar que até os 4 anos uma criança pode se afogar em até 2 centímetros e meio de água. Então, é de fundamental importância dentro de casa manter baldes, banheiras viradas para baixo, sem água. Se possível, a porta do banheiro fechada porque o vaso sanitário também pode oferecer risco. Não deixar as crianças na água sem a supervisão de um adulto. Usar colete salva-vidas quando estiver na praia, em piscinas ou em águas abertas e sempre ter a supervisão de um adulto, que esteja atento, que esteja ali junto com a criança, o tempo todo.
Qual é o perigo das queimaduras e choques elétricos?
Evitar álcool líquido em casa e qualquer outro tipo de produto inflamável próximo das crianças. Evitar crianças perto de churrasqueira, perto de cozinha. De cozinhar com criança no colo, isso não pode. Então, estar sempre muito atento em usar as bocas traseiras do fogão, deixando panelas com os cabos virados para dentro do fogão. Também evitar beber e consumir alimentos quentes com crianças ao colo. Sempre ter as instalações elétricas em bom estado e evitar que as crianças tenham acesso a tomadas e extensões e também tomar cuidado com a rede elétrica.
Atualmente, quais são as principais causas de óbitos de crianças por acidentes?
Nós temos 3 principais causas de óbitos: sinistros de trânsito 28%, sufocação 27% e afogamento 26%. Mas no caso de sinistros de trânsito é seguir as normas do trânsito brasileiro. Então, as crianças usarem cadeirinha, assento de elevação, bebê conforto no carro. As crianças sempre no banco traseiro. Usar a faixa de pedestres e não deixar que as crianças circulem na rua até os 10 anos desacompanhadas.
Leia a entrevista na íntegra
1682 - 18/12/2023 - Cuidados com a saúde e segurança das crianças nas férias escolares (.PDF)
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
Os líderes da Pastoral da Criança orientam e conscientizam as famílias atendidas para que fiquem atentos com a saúde das crianças nas férias. Informam, também, como usar a criatividade para achar alternativas que deixam os pais tranquilos no trabalho e as crianças felizes em casa.
Dra. Zilda
“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”
Papa Francisco
“As crianças são o futuro da família humana: cabe a todos nós promover o seu crescimento, saúde e serenidade”.