gestante-colocando-o-cinto-de-segurancaO Brasil é um dos países recordistas em acidentes de trânsito. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), apontam que anualmente cerca de 42 mil pessoas morrem vítimas dos acidentes. Entre as crianças menores de 15 anos, essa é a principal causa de morte. Também as gestantes, por falta de informação, acabam sendo vítimas, pois desconhecem a importância e maneira correta de usar o cinto de segurança durante a gravidez.

No final de semana passado, uma gestante faleceu durante um acidente de trânsito na grande Curitiba (PR). Informações da Polícia Rodoviária Federal mostram que a mesma não estava usando o cinto de segurança e foi projetada para fora do carro, no momento do acidente. É comum encontrar gestantes que tem medo de usar o cinto de segurança, pois acreditam que o mesmo pode machucar o bebê, devido a pressão que exercem sobre a barriga.

Alberto Sabbag, médico e diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), alerta que "gravidez não é motivo para abandonar o cinto de segurança. Seja por desconforto, medo de machucar o bebê ou falta de costume, não há desculpas para não usá-lo". Nas viagens de ônibus, onde o cinto usado é o sub-abdominal, seu uso também é obrigatório. "O uso do cinto é imprescindível, mesmo quando houver apenas o tipo sub-abdominal", explica Alberto.

Para garantir a sua segurança e a do bebê, a gestante precisa saber como colocá-lo para evitar incômodos. Veja o que a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) recomenda:

- O cinto na forma de três pontos é o mais indicado – o outro tipo mais comum é o sub-abdominal, encontrado em ônibus, avião e no banco traseiro de alguns automóveis

O uso do cinto é imprescindível, mesmo quando houver apenas o tipo sub-abdominal- A faixa diagonal (também chamada superior ou pélvica) deve passar no meio do ombro, depois entre os seios e ficar lateralmente ao abdômen, nunca sobre ele

- A fita sub-abdominal – ou inferior – deve ser encaixada no quadril, abaixo da barriga, na região superior das coxas

- Nunca coloque a faixa superior debaixo do braço ou da axila

- Não se sente sobre a faixa inferior com a intenção de usar apenas a superior

- Em veículos com airbag, afaste o banco o máximo possível. Quando estiver dirigindo, deixa a uma distância confortável em que consiga alcançar o volante e os pedais do carro de forma adequada. Os benefícios do airbag são superiores aos riscos que ele oferece à grávida

A página do Detran/PR orienta que as gestantes devem usar o cinto de três pontos, que distribuiu melhor o impacto sobre a sua estrutura corporal. A parte diagonal deve passar no meio do ombro e entre as mamas e a parte sub-abdominal deve ficar exatamente na articulação do quadril, assim as tiras do cinto de segurança não passarão em cima da criança.

Saiba mais SBP: Transporte seguro da gestante

Assista ao vídeo que ensina como a gestante deve usar o cinto de segurança:

 

Assuntos relacionados:

Brasil reduz em 51% a mortalidade materna

Sinais de perigo na gestação

Substâncias perigosas na gestação

Prevenção de doenças na gestação