Crianças pandemiaO tempo de pandemia pode ser uma oportunidade para estar em casa, conversar, brincar e jogar com as crianças.  Estar com as crianças favorece as relações afetivas e permite ouvir de fato o que as crianças estão dizendo. No entanto, em tempos difíceis como esse que estamos atravessando devido a pandemia é preciso ficar atento aos sinais e não desistir da criança. Ela precisa de muito apoio, escuta e atenção dos adultos que cuidam e a protegem.

 

O tempo de isolamento social pode causar tristeza, saudade dos colegas, dos professores, dos avós, vontade de sair para brincar ao ar livre, correr pelas praças e encontrar as pessoas. Esses são alguns fatores que mexem com as emoções das crianças em período de pandemia. Os efeitos de escutar as crianças trazem muitos benefícios. Elas têm habilidades fundamentais que precisam ser respeitadas. Essa escuta não só acontece por meio da palavra mas, principalmente, observando suas atitudes e interesses, através das diversas linguagens.

 

Saiba mais sobre o assunto na entrevista com a Irmã Veroni Medeiros, Educadora e Assistente Técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

É só clicar aqui!

Boa leitura.