As famílias devem ficar atentas ao calendário de vacinação das crianças e adultos e, na idade indicada, procurar as UBS para manter a caderneta de vacinação em dia, pois, assim, a vacinação será eficaz. É preciso lembrar também que existem as campanhas de vacinação, tais como, por exemplo, a campanha contra a poliomielite e contra a gripe que acontecem todo ano.
Você sabe quem é responsável pelas vacinas?
O Ministério da Saúde coordena a vacinação em todo o Brasil, além de ser o responsável pela produção ou compra e distribuição das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações para os vinte e sete estados do país. Os governos estaduais se encarregam de distribuir as vacinas pelos municípios, bem como coordenar as atividades de vacinação em todos eles e as prefeituras se encarregam de vacinar a população nos postos de saúde.
Líderes da Pastoral da Criança, em suas visitas às gestantes e crianças acompanhada, orientam sobre o esquema vacinal e olham a caderneta de vacinação para saber se todas as doses estão em dia.
Saiba mais sobre a importância das vacinas na entrevista com Ana Carolina Mendes, enfermeira e assessora técnica da Pastoral da Criança, que atua no Estado do Maranhão e Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
É só clicar aqui.
Boa leitura!