Quando você se vacina e vacina seu filho, você está também contribuindo para diminuir a mortalidade infantil e a erradicação de algumas doenças em nosso país. E todos nós podemos ajudar a manter a vacinação em dia:
- Tomando as vacinas necessárias e mantendo a vacinação dos nossos filhos em dia.
- Orientando as famílias conhecidas e/ou que acompanhamos sobre a importância das vacinas, conforme a idade da criança.
- Se formos líderes, visitando o Serviço de Saúde para verificar os dias e horários de cada vacina para orientar melhor as famílias.
- Orientando as famílias conhecidas e/ou que acompanhamos para levar a criança ao Serviço de Saúde para receber as vacinas atrasadas e, caso tenha perdido o cartão, para fazer um novo cartão de vacinação.
- Se for articulador de saúde, assim que receber a notificação via aplicativo, deve visitar o Serviço de Saúde e conversar sobre a falta de vacinas. Se necessário, encaminhar o caso para o representante no Conselho de Saúde Municipal.
Na pandemia, também é importante manter o calendário vacinal em dia e continuar com as medidas de proteção recomendadas pelos profissionais de saúde.
Saiba mais sobre a importância das vacinas na entrevista com Ana Carolina Mendes, enfermeira e assessora técnica da Pastoral da Criança, que atua no Estado do Maranhão e Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
É só clicar aqui.
Boa leitura!