Aborto espontâneoA gestação é um período marcante na vida da mulher. É um momento que ocorrem muitas mudanças, tanto na questão corporal como em aspectos emocionais e psicológicos.

A alegria em conceber uma vida, a insegurança pelo momento desconhecido, a preocupação com a saúde do bebê. Todos estes aspectos são vivenciados pela mulher durante a gestação. Entretanto, há mulheres que vivenciam um momento ainda mais delicado, o aborto espontâneo.

 

Este momento afeta muito o lado psicológico e emocional da mulher, envolvendo sentimentos de perda e culpa pela impossibilidade de levar a gestação a termo. Também pode trazer complicações para o sistema reprodutivo, requerendo atenção técnica adequada, segura e humanizada. Dar apoio emocional e cuidar dessa mulher que passou por um aborto espontâneo é responsabilidade de todos: companheiro, famílias, governantes e comunidade. A Pastoral da Criança também tem um papel importante neste momento.

 

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com a Dra. Maria Sara de Lima Dias, Psicóloga e Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

É só clicar aqui.

Boa leitura!