1299 dra zilda soro caseiro1

A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, pela médica pediatra e sanitarista, Dra. Zilda Arns, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnelo, em Florestópolis. Sua metodologia é baseada em ações simples desempenhadas por líderes comunitários, incluindo: visitas domiciliares; encontros entres os voluntários e as famílias para celebrar a vida, conversar sobre as dificuldades e pesar as crianças; reuniões de reflexão e avaliação. Além de compartilhar os conteúdos de seus materiais educativos (sendo o Guia do Líder o principal deles), a Pastoral da Criança também promove diversas campanhas com orientações preventivas e de baixo custo, que podem ser facilmente replicáveis pelas famílias. Um exemplo é a campanha do Soro Caseiro, lançada em 1987 e que se tornou um dos maiores legados da Pastoral.

Duas medidas de açúcar e uma de sal, misturadas em um copo da água. Essa é a receita criada pelo médico Nobert Hirschhorn, e que estava salvando milhões de crianças desidratadas em Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo. Porém, era preciso mais que a receita do soro. Um erro na concentração de sal e açúcar podem agravar ainda mais o problema e até mesmo provocar convulsões em uma criança desidratada.

Para que não ocorra problemas na dosagem, a Pastoral da Criança disponibiliza, gratuitamente, a colher-medida do soro caseiro. Uma forma de padronizar e garantir a receita na medida certa.

O soro caseiro deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou nos sintomas iniciais dela. Mas, ele não corta a diarreia, uma das principais causas da desidratação infantil, apenas repõe o líquido perdido nas fezes e vômitos. Por isso, além de tomar o soro, a criança deve continuar comendo sua alimentação normal. Quando a criança continua comendo, ela sara mais rápido da diarreia, não perde peso e tem menos complicações.

Os pais devem oferecer o soro sempre em pequena quantidade, usando para isto uma colher ou copo, e assim, podem observar os sinais de melhora na criança. A quantidade feita deve ser tomada em no máximo 24 horas. Se for necessário tomar o soro por mais tempo, deve-se preparar uma nova receita por dia.

Essa receita tão simples, já salvou mais de 50 milhões de crianças ao redor do mundo.

1299 dra zilda soro caseiro2

Receita do soro caseiro

  • Um copo com 200 ml de água

  • Uma colher-medida

  • Sal e açúcar

Modo de preparo:

Após lavar bem as mãos, encha um copo com 200 ml de água limpa, filtrada ou fervida (mas já fria). Com a colher-medida, coloque no copo uma medida pequena e rasa de sal e duas medidas grandes e rasas de açúcar. Mexa bem até dissolver o sal e o açúcar.

ATENÇÃO: Se o bebê ou a criança vomitam o soro logo após terem tomado, elas não estão repondo o líquido que perderam. Assim, é preciso levá-las ao hospital o mais rápido possível.

Vídeo “Soro Caseiro”