Olá líderes, vamos continuar trazendo mais algumas orientações sobre a Reunião para Reflexão e Avaliação - RRA.

Na RRA, após a oração inicial, vocês preenchem a FABS e ao fazerem isso discutem a situação das gestantes e crianças que acompanham, não é? Nas orientações que estamos trazendo aqui, sugerimos que vocês preencham também o FABÃO e coloquem na “Folha de Registro das Ações na Comunidade” algum problema encontrado e a ação que poderia ser feita para resolvê-lo. 

Sendo assim, ao iniciar a reunião do mês seguinte vocês, líderes de uma comunidade, vão ver nessa folha se houve  o registro de um problema, o que chamamos de “Ponto de Atenção” . No mês passado, explicamos dois indicadores que foram selecionados para o relatório do “Estágio de Evolução da comunidade”. Vamos ver, então, sobre esses indicadores que tenham apresentado problema:

 

- na sua comunidade, você ou alguma outra líder acompanha mais de 15 ou menos de 5 crianças? Se isso acontece, que ação vocês colocaram para tentar resolver isso e em que prazo? Já foi conseguido este mês resolver o problema?

-  se foi registrado que um líder deixou de visitar alguma criança menor de um ano e vocês colocaram na Folha de Registro para que  outro líder fizesse a visita por ele. Neste mês, esta criança, ou alguma outra menor de um ano, ainda ficou sem a visita de um líder?

Essa reflexão sobre os problemas e a discussão de ações para resolvê-los tem sido apontada por grupos de líderes com os quais trabalhamos como uma grande ajuda para resolver as dificuldades encontradas. Elas dizem que com o registro e a discussão dos problemas entre vocês e também, quando for o caso, com a coordenadora de Ramo, fica mais fácil encontrar soluções.

Este mês, vamos continuar com outros indicadores trazendo sugestões para resolverem alguma dificuldade encontrada. Mas sabemos que vocês podem encontrar outras soluções de acordo com a realidade de vocês.

3 - Ver a participação das crianças no Dia da Celebração da Vida:

Por exemplo: uma comunidade  tem cadastradas  22 crianças e 14 crianças participaram da Celebração da Vida, ou seja, o número total de crianças pesadas foi um pouco maior que a metade do número de crianças que estão cadastradas.

Parabéns! Isso significa que boa parte das crianças participaram do Dia da Celebração da Vida. Quando esse dia é animado, os pais são bem acolhidos e ouvidos, a participação das famílias só tende a aumentar.

Fazer uma  na pergunta 7 do Fabão! Ir para a próxima pergunta.

No caso do número de crianças pesadas ser um pouco menor que a metade das crianças cadastradas. Fazer um “Ponto de atenção” .

Fazer um  na pergunta 7 do Fabão. Vocês devem refletir  sobre as causas disso e ver que ações são necessárias para aumentar a participação nesse dia. Registrar o ponto de atenção: Poucas crianças no Dia da Celebração da Vida-, o que pensam ser a causa e  que ação vão fazer na Folha de Registro das Ações da Comunidade.

 

Algumas sugestões para  Julgar e Agir:

Possível causa:

A creche não está liberando as crianças durante a semana.

Possível ação:

Realizar o Dia da Celebração da Vida nos finais de semana.

 

Possível causa:

As mães dizem que os filhos já foram pesados naquele mês.

Possíveis ações:

• explicar aos pais, na Visita Domiciliar, que o Dia da Celebração da Vida não é somente para pesar as crianças. É também o momento de encontro das crianças, de brincadeiras; momento em que  pais, familiares e líderes celebram conquistas e se ajudam nas dificuldades.

• realizar parceria com o Serviço de Saúde (UBS - Unidade Básica de Saúde ou Posto de Saúde) para que a criança seja pesada uma única vez no mês e a marcação possa ser usada por ambos.

 

Possível causa:

Mães e pais desmotivados para levar os filhos para o Dia da Celebração da Vida.

Possível ação:

Tornar o Dia da Celebração da Vida mais atrativo: realizar conversa com as mães, pais e outros familiares sobre assuntos de interesse deles; ler e comentar um artigo do Jornal da Pastoral da Criança ou ouvir e comentar o Programa de rádio Viva a Vida; propor brincadeiras para as crianças.

 

4-Ver se as crianças que tiveram diarreia no mês receberam os cuidados iniciais da família.

Se todas as crianças que tiveram diarreia tomaram soro e a mãe insistiu com a alimentação, que bom! Essa mãe ou familiar entendeu a importância do soro e da alimentação para a criança não se desidratar e enfraquecer.

Fazer uma  na pergunta 12 do Fabão! Ir para a próxima pergunta.

Se alguma criança na comunidade não tomou soro e a mãe  não insistiu com a alimentação durante a diarreia, a criança pode se desidratar e até ter outras complicações.

Fazer um “Ponto de Atenção”  na pergunta 12 do Fabão. É preciso que pensem sobre  as causas e as ações necessárias. Registrar ponto de atenção – , causa e ação – na Folha de Registro das Ações da Comunidade para poderem avaliar no próximo mês.

 

Algumas sugestões para  Julgar e Agir:

Possível causa:

A família não possui colher medida e não sabe preparar o soro caseiro.

Possíveis ações:

• providenciar a colher medida e ensinar a preparar o soro caseiro.

• orientar a família que leve a criança ao Serviço de Saúde.

 

Possível causa:

A família desconhece a importância de continuar dando o alimento e o soro caseiro.

Possíveis ações:

• orientar a família sobre a importância de insistir com a alimentação e a importância do soro caseiro para evitar a desidratação (Guia do Líder, páginas 205 e 207).

• orientar a família que leve a criança ao Serviço de Saúde.

 

Possível causa:

A criança não aceita o soro caseiro, nem alimento.

Possível ação:

Orientar a mãe para procurar logo atendimento médico e verificar se ela fez isso e conseguiu atendimento.

 

5-Ver se todas as crianças estão com as vacinas completas para a idade.

Se todas as crianças estiverem com as vacinas completas para a idade, parabéns! As vacinas protegem a criança do perigo e sofrimento de várias doenças.

Fazer uma  na pergunta 18 do Fabão! Ir para a próxima pergunta.

Se o número de crianças com vacinas completas para a idade for menor que o número de crianças cadastradas, fazer um “Ponto de Atenção”  na pergunta 18 do Fabão. Reflitam sobre as causas e vejam o que podem fazer para resolver a questão. Registrar - ponto de atenção , causa e ação na Folha de Registro das Ações da Comunidade.

 

Algumas sugestões para  Julgar e Agir:

Possível causa:

A família não sabe da importância das vacinas para seu filho.

Possível ação:

Orientar a família sobre a importância das vacinas, conforme a idade da criança como está no Guia do Líder.

 

Possível causa:

Não tem vacina no Serviço de Saúde.

Possível ação:

Visitar o Serviço de Saúde e conversar sobre a falta de vacinas. Se necessário, encaminhar o caso para o representante no Conselho de Saúde Municipal.

 

Possível causa:

A família não levou a criança para vacinar, pois já passou a data.

Possível ação:

Orientar a família que leve a criança ao Serviço de Saúde para dar vacina, mesmo que atrasada.

 

Mais informações sobre possíveis causas e possíveis ações. Mas lembrem-se que podem existir mais causas e ações além das citadas.

Até o próximo mês, quando falaremos de outros indicadores. Se tiverem dúvidas, outras sugestões para resolverem problemas encontrados, mandem para o jornal. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Será muito bom ver que essas orientações estão sendo lidas e discutidas. E assim também outros líderes poderão ser beneficiados com as ideias que vocês trouxerem.

 

Encarte para imprimir

 

CONFIRA:

 


Reunião de Reflexão e Avaliação 1

Reunião de Reflexão e Avaliação 2

Reunião de Reflexão e Avaliação 4

Reunião de Reflexão e Avaliação 5