1289 olimpiadas entrevista

Vôlei: um esporte olímpico que faz parte das brincadeiras de crianças 

Os Jogos Olímpicos têm uma longa história. Eles surgiram no ano 776 antes de Cristo, na cidade de Olímpia, na Grécia. Desde o início, assumiram um papel fundamental na vida dos povos. Nesta época, eram interrompidos os conflitos e guerras entre as cidades. Os primeiros jogos reuniam as pessoas que praticavam esportes para jogar e conviver. Não imaginavam que iriam se transformar em um dos principais eventos culturais do planeta, ultrapassando os limites do esporte.

Pensando no espírito olímpico (que envolve superação de limites, trabalho em equipe, cuidados com o corpo e a alimentação) e nos valores que as crianças podem vivenciar com isso, é possível fazer uma relação também com a importância do brincar, do movimentar-se – seja por meio de um esporte organizado ou, simplesmente, pelas brincadeiras que promovem a saúde e o bem-estar.

Para saber mais sobre os Jogos Olímpicos e o que as crianças podem aprender com eles, confira a entrevista com Ir. Veroni Medeiros, educadora e assistente técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1289 - Espírito olímpico, jogos e brincadeiras - 13/06/2016


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Qual é a importância dos Jogos Olímpicos?

Os primeiros Jogos Olímpicos tinham uma grande finalidade: reunir as pessoas que praticavam esportes para jogar, para brincar, para conviver. Os Jogos Olímpicos destacam a importância também do brincar. Porque essa inserção da criança na comunidade e na sociedade faz com que as pessoas, as crianças e as famílias, possam se reunir sob esse olhar olímpico e brincar.

Como o espírito olímpico pode ajudar as crianças?

É um incentivo para congregar as pessoas, reunir as pessoas para que elas possam estar juntas, conversar juntas, brincar juntas. Então, tudo isso vai fazer com que esse espírito olímpico crie um clima de solidariedade e de convivência.

Que benefícios o esporte traz para as crianças?

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Uma primeira coisa é a diversão; o brincar; o jogar em grupo com amigos, irmãos, familiares; fazer amigos e participar de grupos na comunidade; aprender a seguir regras; superar a timidez; acreditar na capacidade criativa; lidar com os impulsos e a ansiedade; melhorar a coordenação motora; melhorar física e emocionalmente; criar bons hábitos e atitudes construtivas; estimular saúde, higiene. Tudo isso são benefícios que contribuem para o esporte e para a vida saudável das crianças.

Saiba mais: Esporte para o desenvolvimento e a paz - ações das Nações Unidas no Brasil

Leia também
As Olimpíadas nas comunidades
O que esperamos das Olimpíadas no Brasil?

Leia a entrevista na íntegra: 1289 - Entrevista com Ir. Veroni Medeiros - Espírito olímpico, jogos e brincadeiras (.PDF)