1289 olimpiadas cpf

 Em junho, o Museu da Vida inicia exposição sobre o brincar e as Olimpíadas

Pula, corre, joga bola. Descansa. Corre de novo, cria uma história. Salta um obstáculo. As crianças têm uma imaginação fértil, são capazes de criar uma história e brincadeiras a partir de poucos objetos, ou mesmo em um espaço pequeno. Há menos de dois meses para o início das Olimpíadas no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, o sonho de tornar-se um jogador de futebol, uma jogadora de basquete ou participar de uma prova de ciclismo não parece tão distante.

Escolas e grupos têm utilizado o período para estimular os pequenos a fazer as mais variadas atividades físicas utilizando brincadeiras para isso. E na Pastoral da Criança não é diferente: algumas comunidades estão organizando Celebrações da Vida inspiradas no evento. É o caso da comunidade Sagrado Coração de Jesus, de Duque de Caxias (RJ). Lá, os líderes estão planejando até tocha olímpica feita de papel para ambientar o local. “Vamos fazer tudo de material reciclável”, conta a coordenadora da comunidade, Elzilene Monteiro de Oliveira.

Leia também:
Espírito olímpico, jogos e brincadeiras
O que esperamos das Olimpíadas no Brasil?

E a ideia não ficou apenas na comunidade. Em reunião com outras lideranças da Pastoral da Criança da Paróquia Francisco de Assis, da qual a comunidade faz parte, a coordenadora deu a ideia de realizar a atividade com outros grupos. “Eles ficaram animados”, conta. Segundo ela, a ideia de atividades diferentes estimula a participação das crianças. “Eles ficam contentes quando tem algo assim”, afirma, e quando a atividade envolve o brincar, a presença é garantida. “É bom porque eles mesmo incentivam as mães a participar e levá-los na Celebração da Vida”, relata Elzilene.

Dra. Zilda

“A criança tem direito de brincar, que é fundamental para ela se desenvolver bem”.

Papa Francisco

“No Evangelho, Jesus acolhe as crianças, abraça-as e abençoa-as. Também nós temos o dever de proteger, guiar e encorajar os nossos jovens”.

Para a próxima Celebração, a equipe está preparando cestas de basquete para as crianças maiores brincarem de lance livre, e para as menores, boliche que, apesar de ainda não ser um esporte olímpico, está presente na seleção de esportes do Pan-Americano. “As crianças vão disputar entre si, mas ao final todas saem ganhando”, fala a coordenadora.

Exposição no Museu da Vida

“O brincar e as Olimpíadas” é o tema da próxima exposição do Museu da Vida, que inicia em meados de junho. Inspirados nos jogos, a exposição tratará do benefício do brincar no desenvolvimento infantil, como isso pode influenciar na descoberta de novos atletas e discutir a realização do evento no Brasil. O Museu da Vida fica em Curitiba (PR), na Rua Jacarezinho, 1691, bairro Mercês, e está aberto todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 8h às 19h.