1620 seguranca alimentar e nutricional

Acervo da Pastoral da Criança

Esse é o tema que a Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC) está abordando para celebrar o Dia de Oração e Ação pela Criança deste ano. A ideia é falar do presente a fim de um futuro melhor para todas as crianças.

É extremamente importante para as crianças viverem, experiências que marquem suas memórias, e nós somos responsáveis por isso. O tempo lúdico, são nestes momentos que consolidamos os laços e fortalecemos as relações de uma forma saudável. Além disso, toda criança precisa ter os seus direitos garantidos.

"A criança não nasce preconceituosa, ela aprende a ser. O exemplo das pessoas a sua volta ajuda a ser uma pessoa ética, justa e acolhedora”, diz Evelyne Regina.

ENTREVISTA COM: Evelyne Regina Goebel, pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e coordenadora do Comitê Brasil da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC).

1618 doacao de leite materno maria celestina bonzanini grazziotin

Evelyne Regina Goebel, pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e coordenadora do Comitê Brasil da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC)

Na semana do dia 20 de novembro celebra-se no mundo inteiro o dia de Oração e Ação pela Criança. Como essa data pode contribuir para uma mudança de comportamento na sociedade e na família, em relação à proteção e à promoção das crianças?

O dia de Oração e Ação pela Criança quer nos chamar a colocar a criança no centro de nossa reflexão, mostrando a importância de seu protagonismo no mundo presente e também no futuro. Lembrando também o nosso papel no cuidado com as crianças, no cuidado com o seu crescimento saudável, onde tenha educação, saúde e alimentação saudável. Esse dia nos convida a olhar para a criança como um ser amado e cuidado por Deus e que é um presente para este mundo. Que este dia também nos motive e nos chame à responsabilidade para a busca do bem-estar de todas as crianças.

O desenvolvimento da espiritualidade nas crianças, cultivando valores nobres, como a compaixão e a empatia, faz com que as crianças cresçam mais confiantes, seguras e felizes. Como podemos estimular isso?

O estímulo começa em casa, no núcleo familiar. Criança não nasce preconceituosa, ela aprende a ser. O exemplo das pessoas a sua volta ajuda ela a ser uma pessoa ética, justa e acolhedora. Nisso, o papel da família é fundamental. E o contrário também faz parte: se a família é preconceituosa, violenta, tem ações injustas, a criança vai aprender a ser também preconceituosa, injusta e violenta.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1625 - 14/11/2022 - Oração e Ação pela Criança

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Qual a importância de se ter uma estrutura familiar baseada na cultura da paz e que incentive nas crianças valores de solidariedade, fraternidade e cidadania?

É fundamental. A família é a base para a nossa formação. A criança observa as atitudes das pessoas da sua casa e se espelha nelas e também reproduz essas atitudes. Ao ter um lar amoroso, respeitoso, onde o diálogo é a base, a criança reproduz isso na vida toda. E o contrário também se faz presente.

A Rede Global das Religiões pela Criança (GNRC) quer construir um mundo melhor para as crianças e erradicar as várias formas de violência contra elas. Que ações práticas devem ser realizadas para que isso aconteça?

Começa pela formação: como lidamos com as relações de poder dentro da família, onde, por vezes, reproduzimos o padrão onde as pessoas adultas mandam e as crianças obedecem. Quando aprendemos a ouvir e a dialogar de igual para igual, ponderando as opiniões e respeitando as ideias, haverá espaço para a harmonia, acolhimento e respeito. Num lar onde é proporcionado esse tipo de relacionamento de poderes, não existe violência. E isso é um desafio constante e que é possível. É possível de ser alcançado e, com certeza, valerá a pena buscar esse tipo de relacionamento na família.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1625 - 14/11/2022 - Oração e Ação pela Criança (.PDF) 

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

A Pastoral da Criança trabalha com a missão de promover um espaço aberto para a ação e diálogo inter-religioso pelas crianças.

 

Dra. Zilda

“As crianças são prioridade absoluta, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente, e merecem carinho, atenção e respeito”.

Papa Francisco

“A família é um elemento essencial para todo e qualquer progresso humano e social sustentável”.