1677 entrevista dia mundial da prematuridade

 Acervo da Pastoral da Criança

O Dia Mundial da Oração e Ação pela Criança é uma iniciativa da Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), que é formada por pessoas de diferentes tradições religiosas e organizações unidas pela conquista do bem-estar integral e desenvolvimento espiritual para as crianças de todo mundo.

O Dia da Oração e Ação pela Criança é celebrado em 20 de novembro com objetivo de unir todas as religiões e promover o respeito pela vida humana e dignidade da criança, como princípios básicos de todas as religiões. Celebrar esta data também inspira toda sociedade a definir estratégias concretas para superar os desafios que envolvem a violação dos direitos da criança, com outros insumos positivos, como cuidados responsivos, proteção infantil e foco no bem-estar integral, e prevenção da violência contra elas.

1678 entrevistada oracao e acao pela crianca

Evelyne Regina Goebel, Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que atua na Comunidade Melanchton, em Curitiba, Paraná. Atualmente, é Coordenadora do Comitê da GNRC Brasil, que é a Rede Global de Religiões pela Criança.

ENTREVISTA COM: Evelyne Regina Goebel, Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que atua na Comunidade Melanchton, em Curitiba, Paraná. Atualmente, é Coordenadora do Comitê da GNRC Brasil, que é a Rede Global de Religiões pela Criança.

Qual é a importância do Dia de Oração e Ação pela Criança?

O objetivo da celebração desse dia é reunir crianças e pessoas adultas de diferentes comunidades religiosas e culturais para promover o bem-estar e defender o respeito e a proteção de seus direitos.

O que são relacionamentos positivos na vida da criança?

São atitudes e palavras amorosas e carinhosas das pessoas adultas com as quais a criança convive. Relacionamentos onde exista respeito, diálogo, onde ela se sinta estimulada e motivada a ser criativa e feliz. São os relacionamentos saudáveis, onde ela se sinta segura e livre de qualquer tipo de abuso, violência, negligência e maus-tratos.

Qual é o papel da família no desenvolvimento espiritual das crianças?

A família tem um papel fundamental, pois as crianças aprendem pelo exemplo. Elas vão, assim, imitando as pessoas adultas à sua volta. Por isso, é importante criar um ambiente onde possa haver esse desenvolvimento espiritual de forma leve e respeitosa.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1678 - 20/11/2023 - Oração e Ação pela Criança

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Que ações práticas estão sendo realizadas para que as crianças sejam respeitadas em seus direitos?

Motivamos para que tenham iniciativas no cuidado pela casa comum, plantando árvores, proporcionando que as crianças conheçam e valorizem os diversos biomas, protegendo assim os rios, cuidando dos animais. Podemos viver uma vida mais simples e em conexão com a natureza.

Gostaria que a senhora convidasse a todos para participarem do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, no dia 20 de novembro?

Gente querida e amada, quero, com muito carinho, convidar vocês para o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, dia 20 de novembro. Procure a sua liderança religiosa, veja se existe alguma proposta de encontro ou celebração. E se não houver, proponha algo a ser feito. Esse dia tem como objetivo promover o bem-estar das crianças e defender o respeito e a proteção aos seus direitos. Envolva as famílias, convide as pessoas, engaje com a gente. E que a vida abundante seja celebrada em todas as famílias.

 

Leia a entrevista na íntegra

1678 - 20/11/2023 - Oração e Ação pela Criança (.PDF)  

 

1616º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”

A Pastoral da Criança criou o app Pastoral da Criança + Gestante para contribuir no acompanhamento e desenvolvimento das crianças e gestantes, auxiliando os líderes voluntários da associação.

 

Dra. Zilda

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los”

Papa Francisco

“Cada criança marginalizada, abandonada por sua família, sem escolaridade, sem cuidados médicos, é um grito! Um grito que se eleva a Deus e acusa o sistema que nós, adultos, construímos”.