Acervo da Pastoral da Criança
Existem muitas versões sobre a origem desse dia, uma delas sugere que tenha sido criado na Babilônia antiga, há mais de 4 mil anos, pelo filho do rei Nabucodonosor, que teria moldado uma espécie de cartão de argila desejando sorte ao seu pai.
Outra versão diz que a data surgiu nos Estados Unidos em 1909 por Sonora Louise, após ouvir um sermão em homenagem às mães. Ela quis homenagear o seu pai, um veterano de guerra e criou uma data para isso. A tradição aqui no Brasil, começou em 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering, do jornal O Globo quis criar uma data comercial para atrair anunciantes. Na época, ele utilizou o dia 16 de agosto, o dia de São Joaquim (pai de Maria e avô de Jesus).
Portanto, o Dia dos Pais é celebrado em datas diferentes pelo mundo, mas o carinho por nossos heróis do lar é o mesmo em todos os lugares.
Paulo César Gomes, teólogo e advogado: Campo Largo, Paraná
ENTREVISTA COM: Paulo César Gomes, teólogo e advogado: Campo Largo, Paraná
Quais são os maiores desafios e alegrias de um pai nos dias de hoje?
Temos um grande desafio no mundo conectado, que é usado para dominar as mentes, fazer a cabeça das crianças, das pessoas. Eu já testemunhei crianças de três, quatro anos de idade usando celular no almoço em família. Os pais tentam tirar, mas acabam cedendo para as crianças ficarem mais sossegadas. A gente sabe da falta de diálogo e responsabilidades. E as alegrias são muitas, elas acontecem nas atividades lúdicas, nos momentos de diálogo dos pais com os filhos, onde eles recebem uma formação participativa, integral e as crianças ficam felizes podendo ter formação religiosa, passear, brincar, fazer várias atividades em conjunto. Isso traz alegria para os pais.
Programa de rádio Viva a Vida 1663 - 07/08/2023 - Dia dos Pais
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Como ser pai em meio a um mundo tão complexo?
O pai deve buscar a comunhão em família, ter diálogo, ser participativo com os filhos nas brincadeiras, passeios na natureza, com a comunidade escolar, com a comunidade religiosa. Mostrar também como este mundo está sendo destruído, quantas coisas estão acontecendo que prejudicam a natureza, prejudicam o planeta. Nós não podemos ficar isolados, temos que ser participativos e responsáveis por um mundo melhor. E isso nós temos que começar em nossa casa com os nossos filhos, com a nossa família e com aquilo que está ao nosso redor.
O que dizer aos pais que não têm muita paciência com os filhos?
Creio que antes dos pais perderem a paciência é preciso diálogo, brincar com seus filhos, acompanhá-los na escola, conhecer quem são seus amigos, como está acontecendo seu dia a dia. Esse é o primeiro passo. O pai tem a responsabilidade de apresentar o caminho correto. Precisa ouvir com muita atenção os seus filhos, ter diálogo e, principalmente, ter esse tempo de qualidade na família, buscando espaços e outros caminhos que vão ajudar cada vez mais a família a se encontrar e vivenciar o amor, a tranquilidade e a paz, mostrar que se amam de verdade.
Maria Lúcia da Silva, da equipe técnica do “Projeto Inovação”, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
ENTREVISTA COM: Maria Lúcia da Silva, da equipe técnica do “Projeto Inovação”, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Qual é a influência do pai na formação dos filhos para um desenvolvimento integral?
Os pais são os primeiros agentes transformadores, as primeiras pessoas responsáveis pela socialização de um filho. Por isso, o pai (mãe) tem a incumbência de apresentar para os filhos as pessoas, a comunidade, os grupos com os quais ele vai conviver, dando à eles o suporte necessário para que eles possam compreender a dinâmica de comunicação e interação com todas as pessoas, nas relações sociais com o outro, na escola, na igreja, na comunidade. O pai (mãe) é o responsável para que isso aconteça na vida dos filhos. A gente sabe que o Dia dos Pais é uma data comemorativa, mas para várias pessoas não é uma data feliz.
Por que?
Porque existem aqueles pais que já não se encontram mais aqui na terra, partiram para outra vida, fica aquela saudade. Existem aqueles filhos que não conhecem os pais, sequer têm o seu nome na sua certidão de nascimento. Existem também aqueles filhos que têm os pais totalmente ausentes. Então, é uma data comemorativa que muitas vezes que não traz uma boa lembrança, não traz alegria.
Leia a entrevista na íntegra
1663 - 07/08/2023 - Dia dos Pais (.PDF)
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
A Pastoral da Criança parabeniza todos os pais que, com coragem, escolheram assumir essa nobre missão da paternidade e mostrar ao mundo, por meio da sua dedicação, um pequeno reflexo da grandeza, da beleza e do amor de nosso Deus que também é Pai.
Dra. Zilda
“As crianças quando são bem cuidadas, são sementes de paz e esperança”.
Papa Francisco
“A Igreja, portanto, está empenhada em apoiar com todas as suas forças a presença generosa dos pais nas famílias, porque eles são para as novas gerações custódios e mediadores insubstituíveis da fé na bondade, na justiça e na proteção de Deus, como São José.”